sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Câmaras de Comércio se reúnem em Rimini

Começa amanhã em Rimini, região da Emilia Romagna - na costa adriática, a XVII Convenção das 74 Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (CCIE).

Mais de 300 delegados chegarão de 48 países para a conferência, que vai discutir temas ligados à globalização, desenvolvimento e sustentabilidade; três desafios estratégicos para o futuro da Itália e dos territórios.

No fim de semana haverá trabalhos reservados, coordenados pelo presidente da Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior), Edoardo Pollastri - também presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo - e pelo secretário geral, Gaetano Fausto Esposito.

Na segunda-feira, a convenção iniciará uma série de debates públicos e na terça-feira é aguardada a sessão mais interessante para os empresários, os chamados encontros one-to-one com os delegados da CCIE. O site da convenção, que prossegue até 15 de outubro, é http://www.ccierimini2008.it/

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Viegas Filho substituirá Gabriel Bahadian em Roma


O presidente italiano, Giorgio Napolitano, aprovou a nomeação de José Viegas Filho para o cargo de embaixador do Brasil na Itália, segundo comunicado da chancelaria italiana.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro confirmou à agência ANSA que Viegas deve assumir o posto nas próximas semanas, com a saída do atual embaixador, Adhemar Gabriel Bahadian.

Viegas Filho foi ministro da Defesa no primeiro governo Lula, cargo ao qual renunciou em outubro de 2004, após polêmica sobre um comunicado do Exército a respeito de uma foto do jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar.

Diplomata de carreira, Viegas concluiu em 1965 o curso do Instituto Rio Branco, onde foi professor de Política Exterior Brasileira Contemporânea na década de 80. Viegas já foi embaixador na Dinamarca, Peru, Rússia e na Espanha.

Aumenta número de estrangeiros na Itália

O número de estrangeiros residentes na Itália passava de 3,4 milhões em janeiro deste ano, de acordo com dados divulgados hoje pelo instituto nacional de estatística do país, Istat. Em relação ao início de 2007, a quantidade de imigrantes aumentou 16,8%, o equivalente a 493 mil pessoas.

Segundo o Corriere della Sera, "trata-se do aumento mais elevado jamais registrado na história da imigração" na Itália. O jornal relaciona a expansão ao grande número de romenos que chegaram à península, cerca de 283 mil em um ano.

O Istat indica também que há 457 mil residentes de cidadania estrangeira nascidos no território; destes, mais de 64 mil só no ano passado.

Em torno da metade dos estrangeiros vem dos países do Leste Europeu. Os cidadãos do leste não pertencentes à União Européia são 839 mil - ou 24% do total.

De acordo com o Istat, os fluxos migratórios dos países de recente adesão à UE se expandem progressiva e significativamente desde 2005. A pesquisa demonstra ainda que cresce o número de estrangeiros que obtêm a cidadania italiana: foram 45.485 em 2007, 29% a mais em relação ao ano anterior.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Farinelli, Il Castrato" em cartaz no Instituto Italiano


O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo exibe na próxima sexta-feira, 10 de outubro, às 19h, "Farinelli, Il Castrato" (direção de Gérard Corbiau - 1994).

Farinelli, cujo nome verdadeiro é Carlo Broschi (1705 – 1782), é o mais famoso soprano do século XVIII. Ao lado do irmão, Riccardo, instrumentista, é aclamado nos maiores teatros da Europa.

Graças a seu carisma, talento e à incrível voz, Farinelli, castrado na infância para preservar a voz, tem, aparentemente, tudo.

A produção é italiana, belga e francesa. No elenco, Stefano Dionisi, Enrico Lo Verso, Elsa Zylberstein e Jeroen Krabbé, no papel de Handel.

O filme, parte da programação do "Ciclo da Semana Italiana no Mundo: O italiano e as praças", será exibido no Sala Torino do auditório do Istituto Italiano di Cultura /ICIB, na Rua Frei Caneca, 1071. Mais informações pelo telefone: (11) 3285 6933.