quinta-feira, 16 de julho de 2009

Verão sem abandono

O cantor e apresentador emiliano Paolo Belli encontrou uma forma de celebrar os 20 anos de carreira dando um exemplo de cidadania e prestando um serviço ao próprio país: lançou uma campanha contra o recorrente abandono de animais durante o verão italiano.

“Una piccola bestia di razza di cane” é a nova canção de Belli dedicada ao melhor companheiro e amigo do homem, em apoio à campanha da LAV - Liga Antivivisecção italiana - de prevenção à "vigliaccheria", como diz o artista.

Ele gravou um videoclip do qual participam celebridades italianas, entre eles Neri Marcorè, Pierfrancesco Favino, Tosca D’Aquino, Licia Colò, Fabrizio Frizzi, Giulio Golia, Irene Fornaciari, Arianna Ciampoli e Raffaele Vannoli.

No vídeo Belli apresenta também os próprios amigos: dois cães adotados e quatro gatos.

Um dos chamados de campanha informativa da LAV é "Se você ama, esterilize" - em tradução livre -, com patrocínio da Associação Nacional dos Médicos Veterinários Italianos (ANMVI) e Federação Nacional Ordens dos Veterinários Italianos (FNOVI). Outro slogan estivo é "Abandonem apenas a Cidade".

Em prol da adoção, a LAV lembra: "A gratidão de um cão adotado é sem medidas".

Apesar de ser crime, punível com prisão de até um ano ou com multas de mil a 10 mil euros, todo ano são abandonados na Itália cerca de 135 mil (!!!) animais entre cães e gatos e 80% deles morrem em acidentes, por doenças, fome e sede, segundo o Ministério da Saúde.

"Compartilho totalmente os temas da campanha da LAV e particularmente o conceito de que a gratidão de um cão adotado é desmedida, e por experiência própria acrescento que o afeto é extraordinário", declarou Belli em entrevista ao "Quotidiano Net".



segunda-feira, 13 de julho de 2009

"Jonah che visse nella Balena" em cartaz no ICIB



O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo apresenta na próxima sexta-feira, 17 de julho, "Jonas que Viveu na Baleia", filme de Roberto Faenza de 1993.

Jonas, um garoto de quatro anos, é preso em 1942 pelos nazistas e deportado para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde perde o pai. A mãe morre em 1945, logo depois da libertação.

Adotado por um casal de holandeses, a vida recomeça para o pequeno Jonas após a superação de uma fase de recusas e o encontro de uma fonte de lembranças vitais.

No elenco, Jean-Hughes Anglade, Juliet Aubrey e Luke Petterson. Trilha sonora de Ennio Morricone.

A sessão está marcada para as 19h, no auditório da Sala Torino do ICIB, à Rua Frei Caneca, 1071, com entrada franca. Mais informações: 11-3285-6933