sábado, 13 de setembro de 2008

Lucca homenageia residentes no exterior

Os cidadãos e descendentes de Lucca que se destacam em atividades no exterior foram premiados hoje pela Associazione Lucchesi nel Mondo e pela Câmara de Comércio de Lucca. A homenagem, inserida na programação do 9º Congresso Internacional "O futuro das comunidades no exterior: a cultura como primeiro veículo de coesão e promoção", presta reconhecimento aos oriundi da cidade toscana que contribuíram para o crescimento econômico do país em que vivem, para a imagem de Lucca e da Itália em geral.

Do Brasil, foram homenageados Ricardo Betti, médico pela USP e MBA pelo MIT, é consultor educacional e coach de carreiras, com palestras proferidas no Brasil, EUA e Itália; e Iara Notini, empresária em Minas Gerais. Os nomes dos 15 cidadãos foram divulgados esta semana pelos presidentes da Câmara de Lucca, Claudio Guerrieri, e da associação, Alessandro Pesi.

Entre os lucchesi premiados estão ainda Vittorio Bacci, publicitário em Genebra e um dos fundadores da Associazione Lucchesi nel Mondo; Biagio Banducci e Angelo Bertolazzi, do Canadá; Voltaire Ceraioli, artista na Bélgica; Victor Ciardelli, advogado nos Estados Unidos; Paola Filippi Ferroni, da Austrália; Lorenzo Nieri e Rafael Guillermo Ramacciotti, da Argentina.

Congresso da Imprensa Italiana no Mercosul

O presidente da ASIB - Associazione Stampa Estera in Brasile -, Venceslao Soligo, informa que os preparativos para o Congresso da Imprensa no Exterior em 2009 prosseguem e se ampliam ao Mercosul. O encontro reunirá jornalistas e correspondentes italianos nos países do bloco em outubro do ano que vem no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Brasileira é encontrada morta na província de Pisa

Recém-casada com Luca Molesti, de Fabbrica di Peccioli, Maria José Lima da Silva, de 29 anos, foi encontrada morta na tarde de quinta-feira em um casebre a alguns quilômetros do prédio em que morava, perto do lago de Gattero, na província de Pisa, na Toscana. O corpo tem sinais evidentes de estrangulamento e um ferimento na cabeça.
Segundo o diário Corriere della Sera, as suspeitas recaem sobre um parente que chegou do Brasil há poucos dias e desapareceu desde ontem.
Maria havia chegado à Itália em maio. O próprio marido procurou a polícia.

ICE participa de feiras ambiental e petrolífera

O ICE - Instituto para o Comércio Exterior da Itália - participará com uma delegação de empresas italianas da 10ª FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, em São Paulo, no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), de 12 a 14 de novembro. O evento é considerado o mais importante do setor na América Latina.
O ICE, em colaboração com o Ministério do Ambiente e da Proteção do Território e do Mar (MATTM), terá a tarefa de coordenar o Sistema Itália de apresentação da tecnologia no campo ambiental.
Na edição de 2007, a FIMAI teve participação de mais de 35 mil visitantes - profissionais da área - e a presença de 370 expositores.

O ICE também levará a tecnologia "Made in Italy" ao Congresso Rio Oil & Gas entre 15 e 18 de setembro, no Riocentro. O evento atrai ao Rio de Janeiro os mais importantes profissionais e executivos da indústria petrolífera.
Os empresários italianos vêm em busca de promissoras oportunidades de negócios no Brasil, sobretudo após as recentes descobertas na camada do pré-sal, que poderão tornar o país, nos próximos anos, uma potência ainda maior em combustíveis.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Elvira Balderi morre em São Paulo


Aos 97 anos, morreu hoje às 11:30h, em conseqüência de pneumonia, Elvira Balderi Crimi, a cantora lírica e "mestra" de muitas gerações. Dona Elvira, como era conhecida no mundo lírico, estava internada no Hospital São Luís, zona sul de São Paulo, há uma semana. Nasceu em Nápoles em 1911; estreou nos palcos aos 27 anos em Catanzaro. Após a Segunda Guerra veio para o Brasil e se fixou na capital paulista, onde morava há mais de 50 anos.

O corpo será cremado no próximo sábado, 13 de setembro, às 10:30h, na Vila Alpina. Não haverá velório, conforme o desejo da artista; apenas uma cerimônia de despedida de seus queridos amigos, alunos e discípulos. O horário será confirmado. Elvira Balderi não teve filhos; deixa uma autobiografia plena de dedicação, publicada em maio do ano passado: "Uma História de Amor e Arte", pela Editora Scortecci. Recebeu convites para publicá-lo em Italiano.

Cantou 12 óperas: Madame Butterfly e La Bohème - suas preferidas -, I Pagliacci, Turandot, Carmen, Un Ballo in Maschera, Guglielmo Tell, O Segredo de Suzana, La Serva Padrona, La Traviata, Íris e Ave Maria. Apresentou-se nos melhores palcos da Itália, França, Espanha, Alemanha e Brasil. Cantou com os principais nomes da cena lírica mundial.
Foi exigente professora de canto, "com muito orgulho", afirmam seus colegas e alunos, que com ela continuavam até semanas atrás. Preparavam uma montagem em concerto de " La Bohème", de Puccini.

Semana da Língua Italiana em São Paulo

Entre 20 e 26 de outubro, a Direção Geral para os Italianos no Exterior (DGIT) vai organizar eventos culturais para as grandes comunidades italianas, durante a "VIII Semana da Língua Italiana no Mundo", promovida pela Direção Geral para as Atividades Culturais da Farnesina, sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália, em Roma.

São Paulo está incluída na seção “Arte na Praça”, que prevê um concerto de música popular feminina com o grupo “Assurd”, dirigido por Cristina Vetrone. O repertório, especial, é de "tammurriate" (cantos e danças tradicionais da Campânia), "pizziche" (ligadas ao fenômeno do tarantismo na Puglia), tarantelas e serenatas.

Na América do Sul, o espetáculo será apresentado ainda em Montevidéu, São José, Córdoba, Mendoza e Mar del Plata, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Os eventos organizados pelo DGIT giram em torno da praça, desde sempre base estratégica das identidades italiana e européia, com funções diversas: social, estética, religiosa, comercial, lúdica.

O projeto, denominado "A praça: antigas e novas formas de socialização", é subdividido em dois itinerários, articulados sobre dois temas fundamentais ligados ao local: "História e Identidade da Praça Italiana" e "Arte na Praça".

No primeiro itinerário se inscreve a mostra "Praça e Praças", do famoso fotógrafo italiano Pepi Merisio, que ilustra a ágora italiana como local sócio-cultural e elemento urbano, através de 40 fotos realizadas desde os anos 60 até hoje, que serão expostas em Scutari, na Albânia, e em St. Gallen, na Suíça.

Já na conferência-espetáculo "Le maschere, dai campielli di Venezia ai teatri d’Europa”, o Prof. Gino Spadon, docente de literatura francesa na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, refaz a viagem de Veneza à Europa dos “cômicos”, traçando um percurso ideal através da história do teatro de máscaras. Os atores dançam, cantam e mostram performances típicas da “Commedia dell’arte”. O evento será apresentado em Lausanne, Zurich e Graz.

Museu da Língua Italiana em Montepulciano

Montepulciano, na província de Siena, na Toscana, sediará o Museu da Língua Italiana, que vai trabalhar em estreita colaboração com o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e a Universidade de São Paulo. As administrações da Região Toscana e da Província de Siena concederam um primeiro financiamento para este ano, e a previsão de abertura oficial ao público é dezembro de 2010. Outros recursos serão obtidos junto à União Européia e no Brasil e Argentina, países que "serão representados amplamente no Museu", adiantou ao Webgiornale a delegada responsável de Relações Internacionais da "Università per Stranieri di Siena", professora Lucia Strappini.

A Universidade possui em Montepulciano uma sede e outros edifícios onde a instituição poderá ser instalada.

Nas próximas semanas, em reuniões com o prefeito de Montepulciano e os presidentes da Província de Siena e da Toscana, serão contratados os convênios com a USP e com o Museu da Língua Portuguesa.

Montepulciano é um piccolo paese cuja história remonta aos Etruscos, com cerca de 15 mil habitantes, conhecido em todo o mundo por seu vinho Nobile di Montepulciano DOCG.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Aberto concurso de vídeo "Memórias Migrantes"

O Museu Regional da Emigração Pietro Conti, em Gualdo Tadino, província de Perugia, em colaboração com o Instituto para a História da Umbria Contemporânea, abre a quinta edição do Concurso de Vídeo "Memórias Migrantes". A iniciativa pretende identificar os melhores testemunhos filmados sobre o tema da emigração italiana, com o objetivo de auxiliar a recuperação e a sensibilização da memória histórica da emigração, do final do século 19 à atualidade. Pretende estimular a pesquisa e estudos dos aspectos históricos, sociais e econômicos ligados ao êxodo italiano.

O Concurso será desenvolvido com o apoio do Alto Patronato da Presidência da República e sob o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores, Rai Teche, presidência da Junta Regional da Umbria e do Conselho Regional da Emigração.

Os vídeos poderão ser realizados em formato de pesquisa, reportagem, documentário, ficção ou "docufiction". Devem ilustrar o fenômeno migratório por meio de histórias individuais, familiares e comunitárias.
A participação é gratuita e prevê três categorias. A primeira destinada a todas as escolas de primeiro e segundos graus na Itália. A segunda, reservada aos estudantes universitários, escolas de cinema, jornalismo, televisão e vídeo, e pós-graduados, profissionais e amadores, residentes na Itália e no exterior; neste caso, o documentário deve ser legendado ou traduzido em italiano. A terceira categoria abrange trabalhos já veiculados entre 2000 e 2008 em redes públicas e privadas, italianas ou não.
O prazo para inscrição é 28 de fevereiro de 2009 junto ao Museu Regional da Emigração Pietro Conti: Piazza del Soprammuro - Comune di Gualdo Tadino, Uff. Protocollo, Gualdo Tadino, 06023 (PG) - Italia.
O vídeo deve ser apresentado em formado Dvd e a duração nas duas primeiras categorias não pode ultrapassar 10 minutos. Na categoria dos transmitidos em rede, poderá atingir 60 minutos.
Serão premiados três trabalhos. O vencedor será conhecido em abril de 2009 e receberá o prêmio e 1.200 euros. Mais informações no site http://www.emigrazione.it/ , link "Concorso Video"

Clássico no Instituto Italiano de Cultura hoje


"Il Sorpasso" ou "Aquele que Sabe Viver", belíssimo filme de Dino Risi de 1962, com o incomparável Vittorio Gassman e o galã de todos os tempos Jean-Louis Trintignant, será exibido hoje, quarta-feira, às 19h no Instituto Italiano de Cultura, com entrada gratuita. A oportunidade é única: o filme raramente é encontrado em DVD e "nem pensar" em exibição no circuito comercial.

Muito mais que um road-movie, a viagem de dois homens desencontrados pelas estradas italianas é uma descoberta de infinitas paisagens que se revelam dentro e fora em silêncios, breves diálogos viris e ações supreendentes.

O roteiro é uma pérola escrita pelo próprio Risi e Ettore Scola, dois mestres da cinematografia italiana. Vale qualquer justificativa para assisti-lo.

A exibição de "Il Sorpasso" integra o ciclo "Homenagem a Dino Risi", morto em junho deste ano em Roma, aos 91 anos.

O endereço do Instituto: Rua Frei Caneca, 1071.

Francesca Alderisi visita Museu da Imigração

A jornalista, apresentadora do programa Sportello Italia, da RAI, confirmou sua visita ao Museu da Imigração - Memorial do Imigrante de São Paulo no próximo sábado, dia 13 de setembro, às duas da tarde.

A idéia, segundo uma das organizadoras da visita, Lilian Clini, candidata a vereadora, é "mostrar uma comunidade forte e integrada às questões da Itália, composta por ítalo-brasileiros que serão futuros parceiros da Itália".

Francesca Alderisi está fazendo seu primeiro "tour" pela América do Sul para um documentário. Depois de São Paulo, vai ao Rio de Janeiro. Já esteve no Chile e na Argentina.

A viagem será relatada pela jornalista em seu blog www.prontofrancesca.it

O Memorial do Imigrante fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Moóca, próximo à estação Bresser do Metrô - Linha Vermelha.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Rimini hospeda convenção de Câmaras Italianas em outubro

Entre 11 e 15 de outubro será instalada em Rimini, Emilia-Romanha, a 17ª Convenção Mundial de Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (CCIE), organizada pela Câmara de Comércio de Rimini e Assocamerestero, associação das câmaras italianas no exterior. O foco será o desenvolvimento sustentável face à internacionalização dos mercados.
Os trabalhos internos da rede da CCIE ocuparão os dois primeiros dias do congresso, seguidos pelo simpósio "Globalização, Desenvolvimento, Sustentabilidade: três desafios para os Territórios" e encontros entre delegados das diversas Câmaras de Comércio Italianas no Exterior.
Meta final; sempre a de fortalecer e ampliar a inserção dos produtos "Made in Italy" nos mercados externos.

Prada lança filme em semana de moda de NY

Prada apresenta hoje em festa na Broadway o curta-metragem de animação Fallen Shadows, em evento da Mercedes-Benz Fashion Week de Nova York, em sinergia que conquistou de vez a maison milanesa.
Após o curta lançado pela Louis Vuitton e outro distribuído pela Tod’s, Prada propõe, em linha com o projeto Stylestar de Marina Garzoni, a própria visão de curta-metragem em animação
Fallen Shadows, realizado simultaneamente ao lançamento da coleção Outono/Inverno 2008, é o último de uma série de projetos cinematográficos e de animação empreendidos por Miuccia Prada, conhecida por suas extensas colaborações, que abrangem todos os aspectos da cultura visual. A animação é dirigida por James Lima, experimentando a avançadíssima técnica digital Motion Capture e o Cyber-Scanning, uma enorme fotocopiadora tridimensional que escaneia e grava um corpo inteiro até obter um personagem animado.
O filme tem inspirações reveladas de Luis Buñuel, Salvador Dalì, Marcel Duchamp e do enigmático, idílico M.C. Escher, evocando o film noir, surrealismo e futurismo. Tudo ao mesmo tempo. Agora. Trilha sonora original de Antony and the Johnsons. O curta estará disponível a partir de amanhã no site da Prada.

Centenário de Cesare Pavese


Cesare Pavese, nascido em 9 de setembro de 1908 em Santo Stefano Belbo, província de Cuneo, no Piemonte (suicidou-se em Turim, em 27.8.1950), mereceu em sua terra natal um final de semana repleto de festividades e, durante todo o ano, celebrações em cidades do mundo, desde Tel Aviv a Guadalajara. Ele mesmo, avesso a extroversões e de marcante timidez, perpetuou sua escrita também pelo que há de incontrolável na circular monotonia das expectativas. Testemunha e prisioneiro de guerra, filiou-se ao Partido Comunista e colaborou com o diário L'Unità. Decepções políticas e amorosas lapidaram a precisão angustiada de suas obras em poesia e prosa.

Um selo será lançado pelo correio italiano para lembrar o centenário de Pavese, autor de "Il Compagno", "La Bella Estate", "Dialoghi con Leucò", "Il Carcere" e "Il Mestiere di Vivere", entre outras. Publicados em português: "A Lua e as Fogueiras", "O Belo Verão", "Diálogos com Leucó", "O Ofício de Viver" e "Mulheres Sós".


"A política é a arte do possível. Toda a vida é política" (Pavese, Cesare)

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bolonha promove negócios na América Latina


"Itália-América Latina: as oportunidades de cooperação e de negócios para as Pequenas e Médias Empresas Italianas" será o segundo congresso italiano - promovido pela Unioncamere (União das Câmaras de Comércio) Emilia-Romanha e a PromoFirenze, organização especial da Câmara de Comércio de Florença, Unioncamere Toscana e Bic Lazio, em parceria com a Inter-American Investment Corporation -que será realizada em 28 de outobro em Bolonha.

A iniciativa integra o projeto "América Latina" para auxiliar as atividades das empresas italianas que produzem na América do Sul, com atenção particular àquelas emilianas, toscanas e da região do Lácio, que buscam estratégias de internacionalização.

Alguns temas atuais de interesse serão aprofundados em duas seções técnicas ligadas aos setores de Meio Ambiente e Agronegócios. Haverá um espaço onde os escritórios comerciais das Embaixadas dos diversos países do continente estarão à disposição das empresas interessadas, informa a agência News Italia Press.

Hackers bloqueiam site em latim

Ephemeris é o novo sítio que usa a língua dos antigos Romanos para divulgar, analisar e comentar notícias, banalidades e efemérides do século XXI. Criado em Varsóvia, na Polônia, por iniciativa de um grupo de especialistas, ao que a página indica, é também o novo alvo de hackers que se dedicam a invadir o espaço virtual alheio.

Segundo o diário La Stampa, o artigo principal de Ephemeris apresenta – ou apresentava - um perfil do candidato republicano à Casa Branca, John McCain.

Além da seção jornalística, há artigos relativos à História européia, biografias de célebres personagens, resenhas de filmes, poesia, palavras-cruzadas, receitas culinárias e indicações de redes de televisão e rádio na Alemanha e na Finlândia que transmitem programação exclusivamente em latim.

Firenze adiante na Jornada Européia da Cultura Hebraica

O presidente do Conselho regional da Toscana, Riccardo Nencini, visitou a Sinagoga de Florença no domingo pela Jornada Européia da Cultura Hebraica. Nencini definiu o evento como "tradicional", não apenas para a cidade, como também para a Itália e a Europa.

''Culturas e instituições juntas para estabelecer um selo de paz, convidar à tolerância, difundir o conhecimento e evitar os lugares-comuns", declarou Riccardo Nencini.

- Nossa região, sempre pronta a favorecer o diálogo mantém relações com o Estado de Israel e no próximo outono firmaremos um protocolo para colaborações nas esferas cultural e institucional".
Durante as várias comemorações do dia houve concertos na "Piazza della Repubblica", no centro, e manifestações de autoridades. Entre elas Daniela Misul, presidente da Comunidade Hebraica local e Joseph Levi, Rabino chefe.

Em meio às discórdias conseqüentes da anacrônica declaração do prefeito de Roma, Giovanni Alemanno, sobre o "mal não absoluto do fascismo", a tradição progressista e pluralista dos fiorentinos se renova.

Aderiram à Jornada da Cultura Hebraica este ano 27 países europeus e 58 cidades italianas.