sexta-feira, 14 de novembro de 2008

60 anos de Direitos Humanos em debate

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo vai realizar dia 27 de novembro, quinta-feira, um ciclo de debates em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A entidade vai homenagear a sanção do documento pela Assembléia Geral das Nações Unidas - ONU - em 10 de dezembro de 1948.

O seminário será organizado pelo Comitê Jurídico da Câmara Italiana de Comércio e coordenado por Ada Pellegrini Grinover, professora titular de Direito Processual Penal da Universidade de São Paulo.

A programação prevê as participações de Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor titular de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo e José Rogério Cruz e Tucci, professor titular de Direito Processual Civil da Universidade de São Paulo.

Há 60 anos, a Declaração foi aprovada por unanimidade, porém com abstenção do bloco de nações soviéticas, da África do Sul e Arábia Saudita. O documento foi elogiado como a Carta Magna dos Direitos Fundamentais de milhões de homens, mulheres e crianças.

O presidente da Assembléia Geral da ONU na época, Herbert Evatt, da Austrália, qualificou a decisão como o "início de uma nova era em benefício ao progresso e da paz internacionais". A declaração inclui disposições expressas contra toda e qualquer atividade que implique ou vise a eliminação física de pessoas por qualquer motivo.

Entre os países que defenderam com maior vigor a declaração destacaram-se os latino-americanos, além da Grã-Bretanha e do Canadá, cujos delegados salientaram a transcendental importância que o documento tem para a humanidade.

À época, o delegado brasileiro, Austregésilo de Athayde, proclamou ser de vital importância que os direitos humanos sejam protegidos entre todos os povos por um método de justiça e segurança internacional.

O horário do seminário é das 8h30m às 13h, no Auditório da Câmara Italo-Brasileira de Comercio, Indústria e Agricultura, na Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional – Horsa II - 24º andar.
As inscrições, limitadas, devem ser feitas pelo telefone 11– 3179-0140, com Sra. Miralda.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Berlusconi visitará o Brasil em fevereiro

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, irá retribuir a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Itália em fevereiro de 2009.

Berlusconi confirmou que virá ao Brasil em visita oficial a convite de Lula, segundo a agência ANSA.

"Na ocasião, inaugurarei um hospital na Amazônia, fruto da nossa colaboração", afirmou o premiê italiano na quarta-feira, em Roma, durante evento de assinatura entre ministros italianos e brasileiros de três acordos bilaterais e três memorandos de colaboração técnico-científica.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ler e conhecer Pirandello em Italiano


O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo oferece a partir de primeiro de dezembro o curso "Ler Pirandello".

As aulas terão itinerário didático alternativo para os aficionados de literatura e teatro, que tenham adquirido bom nível de conhecimento da língua italiana, segundo o instituto. Serão dedicadas ao estudo de algumas obras do autor de "Seis Personagens à Procura de Um Autor" e "Um, Nenhum e Cem Mil", entre outras obras-primas.

O curso se concentrará na análise de personagens emblemáticos da vasta produção teatral pirandelliana, que servirão como “instrumentos de pesquisa” para explorar o universo dramático de Luigi Pirandello (1867-1936).

Será um percurso aberto ao exame do autor do ponto de vista de quem o interpreta sobre o palco, ministrado pelo ator italiano Alvise Camozzi.

Serão 14 horas divididas em 7 aulas de duas horas, de 1/12/2008 a 09/02/2009, às segundas-feiras, às sete da noite. O valor da matrícula, R$ 240, pode ser parcelado em até três vezes. O prazo de inscrição termina dia 28 de novembro, no endereço: Rua Frei Caneca, 1071. Tel.: (11) 3285 6933