sábado, 20 de setembro de 2008

Tempo de cinema

A programação deste sábado e domingo da 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano é de encher a cabeça de boas e novas idéias. E de reciclar antigas vendo a sétima arte em estado puro.
Hoje temos às 19h, no Cinemark Iguatemi, uma co-produção Itália/França de 2007, "Piano, Solo", de Riccardo Milani, com o veterano e respeitadíssimo Michele Placido no elenco. Narra a história do músico Luca Flores, nascido na África, apaixonado estudioso de jazz enredado na própria loucura.
Em seguida, às 21h30, "Ônibus Noturno", com direção de Davide Marengo, co-produção Itália/Polônia de 2007. É a história de uma dupla do tipo "Bonnie & Clyde", plena de aventuras sempre à beira do abismo...

Na seção de clássicos, no HSBC Belas Artes, às 19h, "Nós que nos amávamos tanto", de Ettore Scola, de 1974, com Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni e Nino Manfredi, dispensa apresentações. Se não viu ainda, corra, se já viu, reveja.
Às nove da noite, haja coração para rever "O Último Tango em Paris", de Bertolucci. Outra obra que extrapola palavras. Preste atenção na trilha sonora de Gato Barbieri, se possível. Do outro mundo. Para sempre Marlon Brando e Maria Schneider.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Semana de Cinema dá espaço a novos diretores

O foyer do Cinemark Shopping Iguatemi ficou lotado ontem, na noite de estréia da 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano, com patrocínio da Pirelli e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo. A mostra servirá como fomento às co-produções Brasil/Itália, querem organizadores e apoiadores.

A bela e serena Christiane Torloni fez o discurso de abertura a cerca de 400 pessoas - em italiano e português -, ao lado do presidente da Câmara, Edoardo Pollastri, da responsável pela organização do evento, Erica Bernardini e de Ornella Muti, diva das telas italianas, que em sua breves palavras transbordou elegância e simpatia.

O ator Beppe Fiorello e o roteirista e diretor Francesco Patierno escancararam em sua primeira visita ao país a paixão pelo futebol brasileiro, insistindo que o jogador Cafú subisse ao púlpito, mas ele não cedeu e continuou "anônimo" entre os convidados.

O diretor da Cinecittà, Lamberto Mancini, que visita hoje o Projac, no Rio de Janeiro, revelou que há idéias, mas ainda nenhuma proposta "concreta" de trabalho entre a Globo e os estúdios de Roma.
Ornella Muti não participa da visita da delegação italiana. Partiu ontem mesmo rumo ao Casaquistão, onde trata dos últimos preparativos para lançar negócio próprio de jóias exclusivas. Visite www.ornella-muti.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Italia Nostra contra destruição ambiental

Desde o delta do rio Pó às colinas da província de Siena, de Murgia às mansões de Palladio, da Appia Antiga ao Lago de Garda, há dez lugares-símbolos da Itália em beleza e cultura ameaçados por abandono e construções. A Associação Italia Nostra apresentou hoje a lista das "Paisagens Sensíveis", e iniciou a proposta homônima que, a partir de 20 de setembro - próximo sábado - levará os italianos à descoberta do patrimônio natural, cultural e artístico que está em risco de desaparecer.

Haverá dezenas de eventos ao longo de toda a península para festejar o sexagésimo aniversário do 9º artigo da Constituição Italiana, que "protege a paisagem e o patrimônio histórico e artístico da nação".

A organização não-governamental Italia Nostra apresentou em Roma a lista das "Paisagens Sensíveis", entre áreas naturais, lugares artísticos e culturais mais ameaçados no país, em razão de especulação, negligência e obras insustentáveis.

A associação escolheu os dez pontos-símbolo para denunciar a contínua ameaça que aflige a Itália. São eles: Estreito de Messina, entre a Sicília e a Calábria; Murgia Materana, na Basilicata; o parque da Appia Antiga, no Lácio; a necrópole de Tuvixeddu em Cagliari, na Sardenha; os campos seneses, na Toscana; a paisagem urbana de Turim, no Piemonte; o parque do Delta do Pó, na Emilia-Romagna; a paisagem Palladiana, no Vêneto; parque de Monza, na Lombardia, e o belíssimo e romântico Lago de Garda, entre a Lombardia e o Vêneto.

A associação Italia Nostra pretende sensibilizar o grande público quanto ao tema da defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural do Belpaese, promovendo também passeios e viagens de bicicleta.
Para cada lugar em risco será divulgada uma "Carta de Valores" e uma "Carta dos Riscos", com propostas para protegê-los e recuperá-los. O calendário das manifestações da ong está disponível no site http://www.italianostra.org

Parlamento Europeu ao vivo na Internet

O Parlamento Europeu lançou quarta-feira (17.9) seu canal de tv temático na internet, acessível no http://www.europarltv.europa.eu/ . A meta é ampliar a transparência das atividades parlamentares e o desenvolvimento de um espaço público europeu, princípios que compõem as bases da União Européia.

Por ora a EuroparlTV é formata por quatro canais, em diversos programas que poderão ser acompanhados pelos internautas: "Vosso Parlamento" é dedicado à política comunitária; "Vossa voz" permite interação com o público com sugestões de temas dadas pelos cidadãos; "Europa Jovem", canal que dá atenção especial ao mundo estudantil; e "Parlamento ao Vivo", pelo qual se pode assistir às principais sessões e eventos parlamentares.

O portal disponibiliza em texto informações sobre a formação do Parlamento, história, presidentes, grupos políticos e deputados. Os programas são transmitidos em 20 línguas.

O presidente d Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, declarou que, "ao se aproximarem as eleições de junho de 2009, a EuroparlTV deverá ser um ótimo instrumento na internet para os cidadãos, em particular para os jovens, para que estejam informados sobre as decisões e atividades do Parlamento, eleito por voto universal direto".

"São decisões que têm impacto direto sobre a vida cotidiana de cerca de 500 milhões de cidadãos da UE", ressaltou Pöttering.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

"Como envenenei Nápoles", a confissão

"Temo pela minha vida e por isso decidi colaborar com a Justiça e dizer tudo que me concerne, inclusive crimes por mim cometidos. Em particular, pretendo referir o desaparecimento ilegal de resíduos especiais, tóxicos e nocivos, a partir de 1987-88 até o ano de 2005. Descarregamentos feitos em cavernas, áreas de mata virgem, em ações de descarga não autorizadas e em lugares que posso materialmente indicar, tendo eu também contribuído..."

Assim começa a mais desconcertante confissão de Gaetano Vassalo, um dos responsáveis pela devastação de uma região: 20 anos de venenos escondidos por toda parte que contaminaram o solo, a água e o ar da Campânia, uma das mais belas, históricas e turísticas regiões da Itália.

Foram 20 anos de dinheiro fácil que consolidaram o poder de moradores de subúrbios e do campo, transformados praticamente em donos deste "negócio sujo e rentável", diz a reportagem da revista semanal italiana "L'Espresso", assinada por Gianluca Di Feo e Emiliano Fittipaldi.

É o testemunho chocante de uma "loucura coletiva" - assinalam os repórteres -, que, desde o fim dos anos 80, levou prefeitos, líderes locais e lavradores a semear sucata tóxica nos campos entre Nápoles e Caserta.

Gaetano Vassallo foi o inventor do tráfico, segundo a revista: o "empreendedor" que abriu a rota dos resíduos tóxicos às empresas da região Norte da Itália. E administrou o "grande negócio" por anos a fio. O lixo transbordou, para todo o mundo ver.

Pequenas salvam mercado de trabalho na Itália

Graças às pequenas empresas, a ocupação se mantém na Itália. Já em relação às grandes, os resultados se mostram negativos no mercado de trabalho.

Apenas a contribuição das pequenas empresas tem sustentado o crescimento do emprego este ano na península, de acordo com dados consolidados de junho, que apontam a criação de cerca de 100 mil postos entre as pequenas e médias empresas, com crescimento de 1,5%.

As grandes, ao contrário, registraram no mesmo período redução do número de empregados equivalente a 0,2%. Entre os contratados, aumentaram as oportunidades para os trabalhadores mais qualificados, enquanto diminuiu a demanda por imigrantes.

De outro lado, tem aumentado a diferença entre o centro-norte e o sul do país. Os números foram divulgados hoje em Roma pelo Sistema Excelsior de informação da Unioncamere (associação das câmaras de Comércio da Itália) e do Ministério do Trabalho.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Reaberto agendamento no Consulado de SP

Após meses de interrupção, o Consulado Geral da Itália em São Paulo volta a agendar atendimentos para legalização de documentos, para obtenção da cidadania italiana.

Em três dias, segundo o site Oriundi, o Consulado já havia recebido mais de 3 mil pedidos de agendamentos para 2009. A solicitação deve ser feita no site do Consulado, no link “Agendar atendimento”, preenchendo os todos os dados solicitados. Não é preciso informar a origem exata da cidade ou paróquia do antepassado italiano.

O interessado deve se apresentar pessoalmente na data fixada para entrega da documentação junto ao setor URP (unidade de relações públicas). O atendimento é individual, não vale para o núcleo familiar ou qualquer parente próximo.

O agendamento destina-se unicamente ao serviço de legalização de documentos.

http://www.conssanpaolo.esteri.it/

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Romanos são os cidadãos mais assustados

Roma é a cidade mais amedrontada do mundo. O veredicto resulta de uma pesquisa da Censis e da Fundação Roma, realizada em 10 metrópoles: Nova York, Bombaim, Londres ,Paris, Cairo, São Paulo, Moscou, Pequim e Tóquio. A cidade eterna seria, segundo o estudo, a "capital do mal-estar", a que sente mais medo e que manifesta, para 58% dos cidadãos, "a mais alta taxa de inquietude existencial".

À pergunta sobre qual seria o sentimento que melhor descreve sua relação com a vida, 46% dos romanos responderam "incerteza", enquanto 12% preferiram "medo". A soma destes estados de ânimo (58,2%) remete a uma imagem da cidade mais infeliz entre as pesquisadas, diante de uma média internacional de 36%.

A violência está ao lado da "paúra" de não ser mais auto-suficientes, dos medos materiais como perder o emprego ou não encontrá-lo e os mais gerais, como o de catástrofes ambientais. O sentido de incerteza é advertido sobretudo entre os jovens (18 a 29 anos), com 51,2%, enquanto a geração mais velha (34,4%) se declara mais otimista e confiante.
As mulheres estão mais assustadas que os homens (16,2% contra 7,7%). "Em Roma e na Itália são particularmente sentidos os medos em relação à violência e à segurança pessoal, enquanto nas outras metrópoles internacionais há outros problemas como a fome", declarou o diretor do Censis, Giuseppe De Rita.

A opinião do atual prefeito da cidade, Gianni Alemanno, foi considerada cortante: "Esta é a Roma de Veltroni (ex-prefeito): a inquietação existe e é claro que há ainda uma inquietação de caráter social ligada ao ciclo econômico", declarou ao jornal La Repubblica.

O estudo foi divulgado a poucos dias da realização do "World Social Summit" na capital italiana - de 24 a 26 de setembro - sobre os medos planetários. Participarão, entre outros: o economista Jacques Attali, os sociólogos Anthony Giddens e Zygmunt Bauman, o prêmio Nobel de economia Gary Becker e o psicanalista James Hillman.

Firenze prorroga abertura de praia no Arno


A "praia" às margens do rio Arno, em Florença, ficará aberta até 23 de setembro, das 10h às 20h. A prorrogação foi decidida pelo assessor do meio ambiente, Claudio Del Lungo, para permitir aos fiorentinos e turistas tomar o último sol do verão italiano - se o tempo melhorar um pouco, pois tem havido chuvas e vento na região. É possível alugar esteiras, cadeiras e guarda-sol.

Há também um pequeno campo de futebol sobre o Lungarno, vôlei de praia e três quiosques. O projeto é de responsabilidade da Direção de Meio Ambiente da prefeitura de Florença.

Todas as estruturas são facilmente removíveis, e as instalações não prejudicam a vegetação local. No Arno e em suas margens há peixes e outras espécies como aves e tartarugas.

Uma boa idéia para se almejar num futuro longínquo e lembrar o passado remoto do Tietê.

FAO sediará congresso de jovens descendentes

A sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO - em Roma vai abrigar a Primeira Conferência dos Jovens Italianos no Mundo, de 12 a 14 de dezembro.
São esperadas mais de 500 pessoas vindas das diversas comunidades italianas em todos os continentes. Do Brasil, ao menos 15 jovens adultos - 18 a 33 anos - vão comparecer ao congresso, cuja aprovação demorou, mas saiu. "Graças ao compromisso mantido por este governo", disse o conselheiro do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) em São Paulo, Antonio Laspro.
Entre 16 e 18 de outubro, representantes do CGIE na América do Sul se encontram no Rio para finalizar os preparativos e apresentar os candidatos a participar do encontro mundial. A presidência do Conselho Geral deve sancionar as indicações.