sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lula visita Itália entre 10 e 12 de novembro

O presidente Luís Inácio Lula da Silva visitará oficialmente a Itália entre os dias 10 e 12 de novembro.

A viagem começou a ser acertada em julho passado, entre os ministros da Relações Exteriores dos dois países, Celso Amorim e Franco Frattini, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, realizada em Roma.

A visita de Lula retribui a do ex-presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi, em 2000. Em março de 2007 o Brasil recebeu o então primeiro-ministro Romano Prodi, que durante dois dias esteve em São Paulo, onde se encontrou com empresários e representantes da comunidade italiana, e também no Palácio do Planalto, em Brasília, onde foi recebido por Lula, visitou o Congresso e reuniu-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A agenda do presidente Lula na Itália ainda não foi divulgada, mas estará centrada na continuidade e fortalecimento da colaboração entre os dois países. Dois eventos importantes realizados na Itália recentemente - o Festival della Creatività, em Florença, e o Festival Internacional de Cinema de Roma - homenagearam o Brasil.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Prisões e agressões entre estudantes em Roma


Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e duas foram presas após os confrontos ocorridos hoje na Praça Navona, em Roma, entre estudantes de direita e de esquerda, segundo o serviço público de saúde italiano.

Entre eles, três estudantes foram atingidos na cabeça e um agente sofreu contusões. Os feridos foram atendidos no hospital romano de Santo Spirito.

A confusão começou com uma agressão isolada dos estudantes de direita que queriam a liderança do movimento. Depois houve brigas entre estudantes de extrema-direita e de esquerda, com mesas sendo atiradas na praça Navona, a poucos metros do Palazzo Madama - sede do Senado - onde os parlamentares ratificaram a aprovação pela Câmara da reforma do sistema de ensino italiano, apelidada de "lei Gelmini", em referência à ministra da Educação, Mariastella Gelmini.

O decreto-lei é considerado retrógrado por muitos e vem causando enorme polêmica, divisões e manifestações nas escolas. Uma das medidas prevê o retorno das aulas de educação cívica, e outra, a criação de classes exclusivas para imigrantes, chamadas de "classes de inserção".

O tumulto assustou turistas e o comércio fechou imediatamente as portas. O conflito se exacerbou com a chegada de uma passeata de universitários. Instantes antes, houve momentos de tensão porque agentes de segurança haviam montado uma barreira. A polícia interveio para separar as duas facções estudantis, que se atacaram com mesas e cadeiras de bares. (ANSA/Corriere della Sera)

Foto: Benvegnù-Gautioli-lannutti

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Itália busca enfermeiros no Brasil

O Projeto Brasil-Itália para Enfermeiros agendou para 30 de outubro, quinta-feira, as duas últimas apresentações do ano, após uma série realizada nos dois semestres.

Será no auditório da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, às 8h30m e às 14h30m, com o apoio do Patronato Enas (Entidade Nacional de Assistência Social da Itália).

Os profissionais interessados devem enviar currículos ao e-mail contato@enas.org.br

O objetivo do projeto é amenizar a grave falta de pessoal no setor de saúde na Itália. O programa procura jovens brasileiros com diploma de enfermagem e conhecimento básico da língua italiana. O contrato previsto é de um ano, prorrogável pelo mesmo período, com direito a férias remuneradas e décimo-terceiro salário.

O endereço da Câmara de Comércio é Avenida Paulista, 2073, 24º andar - Horsa I - Conjunto Nacional - estação Consolação do Metrô (linha verde/Paulista). Mais informações pelos telefones 11-3179-0725 e 11-3541-3274.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Toscana quer ampliar parcerias com o Brasil

O presidente da Região Toscana, Claudio Martini, vai liderar uma delegação composta por representantes de instituições e empresas italianas que visitará o Brasil entre janeiro e fevereiro de 2009.

O anúncio foi feito após a abertura do pavilhão dedicado ao Brasil no Festival da Criatividade, em Florença, no palácio Fortezza da Basso. O objetivo da viagem, cujo roteiro inclui Rio de Janeiro, Manaus, Brasília, Belém e Teresina, no Piauí, será reforçar a cooperação com o país nas esferas institucionais e econômicas.

"O Brasil se distingue no mundo inteiro como um país criativo, dinâmico, democrático e exemplo de integração, além de ser jovem", declarou o presidente da região Toscana, Claudio Martini.

- A escolha de dar ao Brasil o papel de hóspede neste festival da Criatividade se revelou extraordinariamente afortunada, e isto se demonstra pelos exemplos que pudemos ver aqui acerca dos temas da inovação, tecnologia e arte. É uma ótima oportunidade para fortalecer o vínculo com a Itália, lembrando também que muitas famílias brasileiras têm origem toscana - acrescentou. (News Italia Press)

Na internet: www.festivaldellacreativita.it