quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cannes confirma era das coproduções internacionais



DW - Não importa quem saia de Cannes este ano com a Palma de Ouro: é possível que vários países festejem o prêmio, pois metade dos filmes da mostra competitiva é formada por coproduções internacionais de até cinco países.
O britânico Ken Loach, por exemplo, concorre no festival deste ano com um longa financiado por Bélgica, Itália, França e Espanha. Já o filme do dinanarquês Lars von Trier (foto) no festival é uma coprodução de Alemanha, França, Suécia e Itália.

Para Michael Schmidt-Ospach, diretor da fundação alemã de Fomento ao Cinema da Renânia do Norte-Vestfália, os orçamentos mistos só trazem vantagens. "Sem levar em consideração os temas internacionais, sem envolver atores conhecidos internacionalmente, sem o know-how internacional e sem dinheiro de vários países, duvido que o cinema evolua", comenta.

Temas regionais, recursos internacionais

No entanto, independentemente da origem dos recursos financeiros, um filme sempre traz a assinatura do diretor. E as histórias contadas na tela, mesmo quando se trata de uma coprodução internacional, não são necessariamente "internacionais", ou seja, não identificáveis do ponto de vista cultural.

Em Looking for Eric (Procurando por Eric), por exemplo, filme de Loach que concorre esse ano em Cannes, o diretor se volta para um tema essencialmente britânico: o futebol e o universo de seus torcedores no Reino Unido.

Embora o nome no título remeta a Eric Cantona, estrela francesa do futebol, o jogador se tornou conhecido por sua atuação no Manchester United e por ter vencido o Campeonato Inglês pelo Leeds United. O próprio Cantona assume o papel do protagonista Eric, que ajuda um torcedor a se recuperar num momento de crise.
Censura, crime e castigo

Já o chinês Lou Ye financiou seu Spring Fever (Férias de Primavera), uma história de amor gay que está sendo exibida no 62º Festival de Cannes, com recursos de Hong Kong e da França. A escolha se deu por razões políticas. Após infindáveis dificuldades com a censura, o diretor resolveu produzir seu filme longe das autoridades chinesas.

Outra coprodução internacional deste ano no festival francês é o último filme do dinamarquês Lars von Trier, que conta, através da figura de um anticristo, uma história sobre crime e castigo.

Um casal resolve se retirar numa casa de campo, depois de ter perdido o filho devido a sua própria negligência. No isolamento da natureza, principalmente a mulher procura por redenção para sua culpa.

Decisão financeira

O filme de Lars von Trier foi totalmente rodado na Alemanha, com a francesa Charlotte Gainsbourg (foto) e o norte-americano Willem Dafoe (foto) como protagonistas. Para a Fundação de Fomento ao Cinema da Renânia do Norte-Vestfália, uma das instituições viabilizadoras do projeto, o filme foi um caso de sorte, tanto do ponto de vista financeiro, quanto estético.
Para Lars von Trier, por outro lado, a escolha da Alemanha como cenário foi apenas uma decisão financeira. "Recebemos recursos financeiros do país. Essa era a única saída para o filme. A floresta onde rodamos poderíamos ter encontrado também em outro lugar", diz o diretor.

Língua materna

O cineasta norte-americano Quentin Tarantino também filmou parte de seu Inglourious Basterds (Bastardos Inglórios) – outro concorrente em Cannes – na Alemanha, atraído pela gorda oferta de recursos, em torno de 6,8 milhões de euros, para seu projeto.

O filme de Tarantino, diga-se de passagem, tem vários atores alemães. No roteiro, os nazistas falam alemão, pois Tarantino fez questão de optar por atores que falassem a língua materna dos personagens.

Vantagens para o mercado
No caso desta edição do Festival de Cannes, é possível dizer que, sem a cooperação internacional, alguns filmes nem teriam sido feitos. Uma vez prontos, porém, a grande questão é saber a quem pertecem essas complexas coproduções.

"Não sei quem poderia responder a uma pergunta dessa. Temos vários critérios dos quais partimos. Mas discutir isso é uma tarefa ingrata, que, no fundo, acaba ocultando o fato de estarmos progredindo de uma forma muito positiva na Europa", conclui Schmidt-Ospach em tom de elogio às coproduções internacionais.
Autora: Sigrid Fischer
DEUTSCHE WELLE

Cannes: Bellocchio foca heroína trágica do fascismo


Ao contrário da metade dos filmes "multinacionais" concorrentes à Palma de Ouro do 62º Festival de Cannes, "Vincere", de Marco Bellocchio ("I pugni in tasca"), é uma produção exclusivamente italiana, exibida à imprensa na segunda-feira(18/5).

"Vincere" - única obra italiana em competição na riviera francesa - traz às telas a história da amante do ditador Benito Mussolini (1883-1945), Ida Dalser, e do filho deles, Benito Albino, morto aos 26 anos. Bellocchio utilizou perturbadoras imagens de arquivo e trechos de óperas na trilha.

O trágico romance de uma era trágica, interpretado por Giovanna Mezzogiorno e Filippo Timi, ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

terça-feira, 19 de maio de 2009

La Traviata em sessão no IIC-SP hoje à noite

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo apresenta hoje, às 19h, e amanhã (20/5), às 15h, La Traviata, última ópera da trilogia romântica de Verdi, na sessão de óperas completas gravadas em DVD.

Na segunda etapa da carreira do compositor, conhecida como fase do melodrama romântico, Giuseppe Verdi(1813-1901) abandona os grandes temas nacionalistas e se volta aos pequenos dramas individuais.

A trilogia romântica é composta por Rigoletto, Il Trovatore e La Traviata. A afinidade entre os protagonistas das três óperas é o sofrimento e a humilhação. Verdi trata os personagens com profunda compreensão e carinho em sua música. A apresentação da obra ficará a cargo do Prof. Sergio Casoy.

O endereço do Istituto é Avenida Higienópolis, 436. Mais informações e reservas: 3660-8888

domingo, 17 de maio de 2009

Recital de piano pelos desabrigados de L'Aquila


O concerto beneficente da pianista Eny da Rocha será promovido pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo no próximo dia 5 de junho (sexta-feira), às 20h30.

A arrecadação será revertida às vítimas do terremoto de 6 de abril que assolou a zona central da Região Abruzzo, na Itália.

A pianista Eny da Rocha diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, licenciou-se na École Marguerite Long, recebeu diploma da Academia de Música de Viena e freqüentou o Mozarteum de Salzburg, entre outros.

Entre seus prêmios nacionais e internacionais, destaca-se o de Artista Steinway. Como “Acadêmico Fundador” da Academia Paulista de Música, Eny ocupa a cadeira 18, cujo patrono é João de Souza Lima.
Os ingressos podem ser retirados até 28 de maio no Istituto Italiano di Cultura (de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h -tel.: 3285-6933), ou no teatro CIEE, duas horas antes do espetáculo.

O Espaço Sociocultural - Teatro CIEE fica na Rua Tabapuã, 445, Itaim. O evento é organizado pelo Istituto Italiano di Cultura em colaboração com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a FEABRA (Federazione delle Associazioni Abruzzesi in Brasile). O ingresso vale R$40,00.