quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Futuro dos italianos no exterior é tema de debate

O Grupo Parlamentar do Partido Democrático na Câmara dos Deputados da Itália vai discutir em encontro na próxima sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 17h, "As Políticas da Itália para os Italianos no Exterior: Qual Futuro?"

A apresentação ficará a cargo do presidente da Assocamerestero (Associação Italiana das Câmaras de Comércio no Exterior) e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, Senador Edoardo Pollastri.

Participam do debate Rita Blasioli Costa, presidente do Comites São Paulo, Salvatore Augello, secretário-geral da USEF (União Siciliana dos Emigrados e Famílias), Mario Castellengo, conselheiro do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) e vice-presidente da UIM (patronato União dos Italianos no Mundo), Angelo Lauricella, presidente da USEF, e Eugenio Marino, da Coordenação Nacional do PD para os Italianos no Mundo.

O Deputado Fabio Porta, eleito pela circunscrição da América do Sul, vice-presidente da Comissão Permanente da Câmara para os Italianos no Exterior, concluirá a argumentação.

O endereço é Alameda Ministro Rocha Azevedo, 419. Reservas pelo telefone 11-3081-3861.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Memorial do Imigrante mostra a Rússia no Brasil

Assim como os italianos, o povo russo percorreu extensa viagem em migrações das gélidas tundras para todos os continentes até o hemisfério sul. Para conhecer um pouco desta trajetória, estará aberta a partir do próximo sábado, 29 de novembro, às 11 horas, a exposição “A Longa Jornada: os Russos através do Mundo”.

Em parceria com o Memorial do Imigrante e com apoio do Consulado Geral da Rússia em São Paulo, a Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo organizou a mostra, que explora a diáspora russa e como esses imigrantes preservam suas tradições no Brasil.

A partir do início do século XX, os russos emigraram para diversos países da Europa e da Ásia, especialmente a China. Porém, as diversas guerras, conflitos e revoluções levaram a uma nova saída em massa, desta vez para a América e Austrália. Mesmo com tantas mudanças, o povo russo não deixou de cultivar suas tradições.

Durante o período da exposição, haverá diversas atividades culturais; oportunidade imperdível de conhecer a riqueza cultural russa, com apresentações de danças, palestras, workshops de culinária, artesanato e exibição de filmes.

"A Longa Jornada: os Russos através do Mundo” estará em cartaz de 29 de novembro de 2008 a 12 de abril de 2009, no Memorial do Imigrante, à Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Moóca, perto do Metrô Bresser.Tel.: (11) 2692.1866

O horário é de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive feriados. Ingressos a R$ 4,00 e meia entrada para estudantes. Grátis no último sábado do mês e para maiores de 60 e menores de 7 anos.
Site: http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/