sexta-feira, 10 de julho de 2009

Gherardo La Francesca deve assumir embaixada em agosto

O novo embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca, deve assumir o posto no próximo mês, em Brasília.

Com requintadas festas nas maiores cidades brasileiras, o embaixador Michele Valensise, no país havia quase cinco anos, despediu-se no final do semestre. No momento, a vaga é ocupada pelo ministro conselheiro e ex-cônsul geral em Curitiba Mario Trampetti, segundo a revista Insieme.

O embaixador Gherardo La Francesca é romano e atualmente chefia o Escritório Geral para a Promoção e Cooperação Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Nomeado, foi convidado a proferir palestra na Universidade para Estrangeiros de Siena, na Toscana, acerca da difusão do idioma italiano no mundo.

Valensise assumirá a Embaixada da Itália em Berlim.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Umbria Jazz 2009 celebra música sem crise


Começa na sexta-feira, 10 de julho, um dos festivais de jazz mais badalados e variados do mundo, o Umbria Jazz, em Perugia.

Só para assistir às performances de nomes como Burt Bacharach, Steely Dan e Paolo Conte já valeria a pena uma viagem à bela região central da Itália. Mas não apenas: o turista poderá curtir diversos espetáculos gratuitamente em áreas abertas, como o pop do oitentista Simply Red e a homenagem de George Benson a Nat King Cole.

O blues ficará por conta de ninguém menos que B.B. King, Maceo Parker e Solomon Burke. Serão 220 shows e 500 músicos de todo o mundo tocando até 19 de julho, em nove palcos distribuídos em arenas, praças, restaurantes e teatros.

Chick Corea e Stefano Bollani vão apresentar um dueto inédito ao piano. Outros "ortodoxos" do jazz em cartaz são McCoy Tyner e Bill Frisell, o trio de Roy Haynes, Richard Galliano, Ahmad Jamal e o vibrafonista Joe Locke.

Segundo o jornal toscano La Nazione, o guitarrista John Scofield vai homenagear um dos berços do jazz nos Estados Unidos, New Orleans. A seção italiana oferecerá nomes conhecidos: Enrico Rava - que tocou em São Paulo no final de 2008 -, Enrico Pieranunzi, Roberto Gatto, Gianluca Petrella com Paolo Fresu, o duo ítalo-brasileiro Mirabassi-Guinga, Gino Paoli e Danilo Rea em um programa de música para cinema, Fabrizio Sferra e Renato Sellani.

Haverá dois eventos extraordinários: um concerto dos "Funk Off" para os detentos locais e a primeira aparição fora da África dos Juakali Drummers, grupo de 20 garotos de uma favela de Nairobi que tocam instrumentos de percussão construídos por eles com material reciclado.

O festival inclui ainda mostras - a principal referente aos 70 anos da icônica gravadora Blue Note - e lançamentos de livros de jazz. Da non perdere!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Libero per i bambini

A criançada em férias têm mais uma alternativa para levar os pais em São Paulo, vinda diretamente de Milão para o SESC Pinheiros, na zona oeste.

Trata-se da exposição-brinquedo do MUBA - Museo dei Bambini di Milano - "Proibido não tocar - Crianças em Contato com Bruno Munari", realizada pelo SESC (Serviço Social do Comércio), em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

Há brincadeiras e experiências à vontade para momentos de traquinagem e exploração, direcionadas à primeira infância pelo arquiteto, designer, artista plástico e gráfico milanês Bruno Munari (1907-1998).

Na vasta produção de Munari, foram selecionados os temas mais próximos às exigências de crianças em idade pré-escolar, em um percurso que prioriza a descoberta, a surpresa, tato e visão. É o lugar certo para mexer em tudo, construir, "destruir", provar... O que faz parte do aprendizado e formação.

"Proibido não Tocar" fica em cartaz no SESC Pinheiros de 8 de julho a 23 de agosto. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h30 às 21h30. Sábados e domingos, das 10h às 18h30. O endereço é Rua Paes Leme,195. Mais informações: (11) 3095-9400


domingo, 5 de julho de 2009

Azeite italiano com pedigree

Desde 1º de julho o azeite extravirgem "Made in Italy" é identificado na União Européia por uma etiqueta na qual consta a procedência das azeitonas utilizadas.

A medida pretende combater contrafações, aumentar a rastreabilidade e garantir a transparência às opções e liberdade de consumo, segundo a Coldiretti, confederação nacional italiana do setor agroalimentar.

Com a entrada em vigor do regulamento comunitário nº 182, de 6 de março, que obriga a indicar a proveniência das azeitonas empregadas para produzir o olio virgem e extravirgem comercializado no bloco, o azeite é reconhecido pela indicação "obtido de azeitonas italianas" - "ottenuto da olive italiane" -, ou "obtido de oliveiras cultivadas na Itália ou 100% de oliveiras italianas".

A etiqueta também pode especificar se há "mistura de azeites comunitários", "não comunitários" - fora da UE -, ou de ambas as procedências.

O segmento movimenta 2 bilhões de Euros ao ano e há 38 registros de denominações italianas de origem protegida - DOP. O país produziu 630 mil toneladas de azeitonas na safra 2008/2009, e ocupa o segundo lugar no ranking europeu após a Espanha.

O ministro das Políticas Agrícolas e Florestais, Luca Zaia, afirmou que a rotulagem é "uma grande vitória para o setor agrícola e agroalimentar, consumidores e produtores".

A etiqueta do "Unaprol" se refere ao consórcio oleícola italiano, que reúne cultivadores de mais de 250 milhões de plantas de 350 variedades, distribuídas em 200 mil hectares no território. Apenas o agriturismo associado ao setor gera em torno de 20 milhões de Euros por ano à Itália.

Visite: http://www.coldiretti.it/ / http://www.unaprol.it/