quarta-feira, 8 de julho de 2009

Umbria Jazz 2009 celebra música sem crise


Começa na sexta-feira, 10 de julho, um dos festivais de jazz mais badalados e variados do mundo, o Umbria Jazz, em Perugia.

Só para assistir às performances de nomes como Burt Bacharach, Steely Dan e Paolo Conte já valeria a pena uma viagem à bela região central da Itália. Mas não apenas: o turista poderá curtir diversos espetáculos gratuitamente em áreas abertas, como o pop do oitentista Simply Red e a homenagem de George Benson a Nat King Cole.

O blues ficará por conta de ninguém menos que B.B. King, Maceo Parker e Solomon Burke. Serão 220 shows e 500 músicos de todo o mundo tocando até 19 de julho, em nove palcos distribuídos em arenas, praças, restaurantes e teatros.

Chick Corea e Stefano Bollani vão apresentar um dueto inédito ao piano. Outros "ortodoxos" do jazz em cartaz são McCoy Tyner e Bill Frisell, o trio de Roy Haynes, Richard Galliano, Ahmad Jamal e o vibrafonista Joe Locke.

Segundo o jornal toscano La Nazione, o guitarrista John Scofield vai homenagear um dos berços do jazz nos Estados Unidos, New Orleans. A seção italiana oferecerá nomes conhecidos: Enrico Rava - que tocou em São Paulo no final de 2008 -, Enrico Pieranunzi, Roberto Gatto, Gianluca Petrella com Paolo Fresu, o duo ítalo-brasileiro Mirabassi-Guinga, Gino Paoli e Danilo Rea em um programa de música para cinema, Fabrizio Sferra e Renato Sellani.

Haverá dois eventos extraordinários: um concerto dos "Funk Off" para os detentos locais e a primeira aparição fora da África dos Juakali Drummers, grupo de 20 garotos de uma favela de Nairobi que tocam instrumentos de percussão construídos por eles com material reciclado.

O festival inclui ainda mostras - a principal referente aos 70 anos da icônica gravadora Blue Note - e lançamentos de livros de jazz. Da non perdere!

Nenhum comentário: