sexta-feira, 12 de junho de 2009

Itália vai fechar 22 consulados e uma embaixada

O governo italiano anunciou a desativação de 22 consulados e uma embaixada. De acordo com o subsecretário para Italianos no Exterior do Ministério das Relações Exteriores, Alfredo Mantica, o plano de redução da rede consular será executado ainda este ano.

Mantica fez o anúncio durante audiência na Comissão do Exterior da Câmara e do Senado, em Roma, na quarta-feira (10/6).

A medida, cuja conclusão é prevista para 2011, não atinge nenhuma sede da rede diplomática italiana na América do Sul, e imediatamente recebeu severas críticas de parlamentares, especialmente dos eleitos no exterior e de dirigentes do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior).

Além da embaixada em Lusaka, na Zâmbia, cerrão as portas consulados na Europa, África, Estados Unidos e Austrália.

Da lista constam: Lille e Mulhouse, na França; Mannheim, Saarbrucken, Nuremberg e Hamburgo, na Alemanha; Genk, Liège e Mons, na Bélgica; Manchester, no Reino Unido; Lausanne e Coira, na Suíça, além da desclassificação da Basiléia; Detroit e Filadélfia, nos Estados Unidos; Brisbane, Perth e Adelaide, na Austrália e Durban, na África do Sul.

O plano também vai desclassificar os consulados de Jedá, na Arábia Saudita, Karachi, no Paquistão e Alexandria, no Egito.

O subsecretário afirmou que o fechamento de sedes da rede diplomática italiana não envolve somente a questão econômica, salientando que o plano de reestruturação resulta de "longa experiência e de razões político-organizativas com reflexos econômicos".

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Comédia italiana em cartaz no IIC-SP


Na próxima quarta-feira, 17 de junho, às 19h, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo apresenta "L'Amore è Eterno finchè dura" ("O amor é eterno até que dure", em tradução livre), comédia de Carlo Verdone, considerado herdeiro do impagável Alberto Sordi (1920-2003).

O filme parte do casamento de Gilberto e Tiziana, que não vai nada bem. Ele participa de um "speed-date", noitada na internet para encontrar um parceiro em três minutos. A mulher descobre a traição "virtual" e o manda andare via.

Gilberto pede refúgio no lar de um casal de amigos. Lá ele descobre que Tiziana também guarda mistérios e a confusão se instala...

No elenco estão o próprio diretor Carlo Verdone, Laura Morante, Claudio Amendola, Stefania Rocca, Gabriella Pession e Rodolfo Corsato.

"L'Amore è Eterno finchè dura" (2004, 108 min.) será exibido no Auditório do Instituto, Sala Torino, à Rua Frei Caneca, 1071. Mais informações pelo telefone: 3285-6933

terça-feira, 9 de junho de 2009

Editora italiana lança documentário pró-vegetarianismo


A AgireOra Edizioni, editora italiana sem fins lucrativos, lançou o documentário "Meat The Truth" - Carne A Verdade (em tradução literal do inglês; trocadilho com Meet the Truth - Encontre a Verdade), dublado e intitulado em italiano "Carne, La Verità Sconosciuta" (Carne, a Verdade Desconhecida), realizado pela fundação holandesa Nicolaas G. Pierson Foundation.

Disponível em DVD e na internet, traz as informações científicas mais recentes acerca das mudanças climáticas e sua ligação com a criação, confinamento e abate de inúmeras espécies de animais para consumo humano.
O filme informa que a indústria de produção animal causa 18% do efeito estufa no planeta, um percentual semelhante ao da indústria em geral, e maior que o do transporte público e individual, equivalente a 13,5%.

Em linguagem acessível, o documentário contém entrevistas com cientistas, animação e estatísticas, utilizando recursos empregados no filme "Uma Verdade Inconveniente", conduzido pelo ex-presidente norte-americano Al Gore, em 2006.

"Carne, Una Verità Sconosciuta", com duração de 73 minutos, foi aprovado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), entre outras organizações internacionais. O filme mostra como a opção por alimentar-se privilegiando vegetais - além da tolerância ZERO ao desperdício - é necessária, saudável e urgente para colaborar na redução do impacto da produção de comida sobre o meio ambiente.