sexta-feira, 19 de junho de 2009

Arte contemporânea ítalo-brasileira em Vinhedo


Segue até 30 de junho a exposição “Tataum Per Tutti”, do artista plástico ítalo-brasileiro Petrocino, no Memorial Brasil-Itália, em Vinhedo, a 80km de São Paulo, na região de Campinas.

A mostra apresenta 12 obras bidimensionais e 4 esculturas com imagens da Série Tataum, projeto do artista que materializa a gestualidade da regência de orquestra. É a primeira obra contemporânea presente no Memorial.

Outras duas esculturas de Petrocino, instaladas no Teatro Municipal de Vinhedo, compõem o projeto “Tataum na Praça”, presente também em Valinhos, com três obras em praças públicas, e em Campinas, onde há uma escultura nos jardins da sede da Orquestra Sinfônica, na Praça Imprensa Fluminense.

O nome “Tataum” remete ao solfejo dos músicos ao lerem as divisões rítmicas nas partituras, segundo o artista. Conceituado e com várias individuais em cidades do interior paulista, participou de coletivas em São Paulo e na galeria “Geko-arts” em Neumarkt, na Alemanha.

O Memorial Brasil-Itália fica na Avenida dos Imigrantes, s/n. Telefone: (19) 3846-7100. A entrada é gratuita e o horário é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17:30 h. Nos finais de semana e feriados, das 10 às 16 h.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Merenda escolar orgânica: Itália à frente


A Federbio - Federazione Italiana di Agricoltura Biologica e Biodinamica - está no Brasil para mostrar que a alimentação composta de produtos verdadeiros e nutritivos é viável. Especialmente nas escolas públicas.

Os representantes da entidade, que participaram da Fispal Food Service, estão hoje em Curitiba, Paraná, para finalizar a parceria em um projeto que será implementado na merenda escolar.

A idéia está pronta, praticada na Itália e mais que louvada pelas autoridades locais - e algumas brasileiras em nível federal -, como o Ministro do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola, que virá ao país no final de outubro.

Agora só falta "la municipalità" de São Paulo. Tal dizem as lideranças da Federbio, com grande vontade de expor seu modelo à capital. Há interesse político?

"As despesas com saúde são as maiores em qualquer governo no mundo. Essa colaboração ainda vai acontecer", afirma um dos representantes da Federação.

domingo, 14 de junho de 2009

Pura matéria-prima

Estrela italiana da gastronomia glocal em passagem por evento haute cuisine em São Paulo, o gran chef Massimo Bottura, sereno e humorado, ficou ainda mais amaciado por um churrasco em famosa casa da cidade, seduzido por um bom cupim.

Confirmou seu gosto pela feijoada brasileira - já decifrada por seu rigoroso paladar -, mas não conseguiu aprovar a qualidade dos ingredientes que encontrou na cozinha do hotel cinco estrelas onde ficou hospedado, na zona sul da capital.

Ferrenho defensor da pureza dos sabores das matérias-primas - tal como as nomeia -, contou que em seu “La Franceschetta, em Módena, a essência da cozinha emiliana é a protagonista. Prosciutto di Parma, Aceto Balsâmico e... azeite toscano. Para ele, a cozinha territorial é mais.