quarta-feira, 1 de julho de 2009

Puccini honrado em São Paulo


O Theatro Municipal de São Paulo está mais atraente, em meio às reformas e rumo ao centenário em 2011. Em breve o busto de Giacomo Puccini (1858-1924) se destacará no acervo estatuário dos gloriosos compositores de mesmo porte, como Carlos Gomes, Gioachino Rossini e Giuseppe Verdi.

Na noite de segunda-feira (29/6), o prefeito da capital, Gilberto Kassab, recebeu das mãos do sindaco de Lucca, Mauro Favilla, a bellìssima escultura em bronze trabalhada por Vito Tongiani, fundida em Pietrasanta, na província natal de Puccini.

A peça foi doada pelas Associações dos Industriais de Lucca e dos Lucchesi nel Mondo, em notável convergência de compleanni: 150 anos de nascimento do compositor de Turandot, em 2008; os 35 anos da associação dos egressos da cidade toscana e, mais, o aniversário de 70 anos do Coral Lírico do Theatro Municipal.

Coro que se apresentou magnificamente sob a batuta do maestro Mario Zaccaro, diante de autoridades italianas e brasileiras - dentre elas o vice-cônsul Marco Leone - e convidados eletrizados pela potência e interpretação de brani de Madame Butterfly e Turandot.

Ao final dos discursos e cumprimentos, o prefeito Gilberto Kassab recordou seu bisnonno siciliano. O colega Mauro Favilla, que visitou São Paulo 35 anos atrás, declarou que a cidade "continua bela", principalmente onde "ainda se pode caminhar" na região central.


Foto: Claudio Cammarota

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pesquisa: "Melhor o Parmesão que o Coliseu"


Um levantamento da publicação "Vie del Gusto" revela a dificuldade do turista em escolher "o que de melhor há na Itália?"

Para muitos, quando se fala da Bota, sinônimos negativos vêm à tona de imediato, como máfia, desserviços e "enganações", mas, ao chegar ao "Bel Paese" um visitante em três desejaria deixar tudo para trás e lá viver.
No entanto, para surpresa dos anfitriões, o Coliseu e a Torre de Pisa não estão mais no top dos prazeres - uma vez estéticos - proporcionados, batidos agora pelo Parmigiano e pela pasta, para 63% dos entrevistados.

O encanto das papilas gustativas estimulado por produtos Made in Italy são tão caros aos estrangeiros a ponto de tirar do pedestal monumentos símbolo do país, conforme publica hoje o diário La Nazione. O estudo foi feito junto a 1.300 turistas de várias nacionalidades, em férias pela primeira vez em cidades italianas.

Os termos mais utilizados para definir a Itália foram "estupenda" (47%), "incrivelmente hospitaleira" (43%) e "é um dos poucos lugares no mundo onde se sabe aproveitar a vida verdadeiramente" (18%).

Se a arte e os monumentos são conhecidos antes da península, a cozinha se demonstra um dos melhores embaixadores para 36%. Certas marcas não desaparecem, entretanto. A primeira característica citada é, ao lado da luminosidade dos italianos e das obras-primas, a presença endêmica da máfia, para 46%.

Quanto às obras de arte, estão no terceiro e quarto lugares: Coliseu para 58% e a Torre de Pisa, 55%. A pizza tem largos 52% da preferência e a "mozzarella", 48%, que precedem a Basílica de São Pedro (43%), no Vaticano, e a Piazza San Marco (36%), em Veneza. Encerram o "top ten" as ruínas de Pompéia (24%), na Campânia, e o Prosciutto di Parma (18%).