sábado, 6 de setembro de 2008

Festa parmigiana

O autêntico Prosciutto é protagonista dos finais de semana parmegianos de setembro, por conta da 11ª edição do Festival do Presunto de Parma. A programação gastronômica é vasta, para apetite nenhum achar defeito. Não só a culinária da Emilia-Romagna, como a cultura e o mundo do espetáculo serão brindados, em concertos e mostras em 12 cidades de uma das regiões mais ricas da península, típica de produção da legítima iguaria.
Trinta e três frigoríficos abrirão as portas ao público, em ocasião que se poderá verificar o ciclo de maturação do produto e degustá-lo, sem dúvida.
Este ano, a novidade será a etapa na própria cidade de Parma, com festas e feiras no último weekend do evento, 20 e 21 de setembro.
Para as homenagens a este que é um dos carros-chefes do comércio exterior da Itália, foi convidada a ministra para a Igualdade de Oportunidades e Infância, Mara Carfagna, ela mesma da Campânia, Salerno.
Chefs de renome internacional não faltarão: Piero Selvaggio, do restaurante Valentino, de Santa Mônica, Califórnia, e Massimo Bottura, da Osteria La Francescana, de Módena, demonstrarão seu talento por lá, segundo a agência News Italia Press.
Confira a programação em http://www.festivaldelprosciuttodiparma.com/festival/

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ermanno Olmi e Alessandra Negrini em Veneza


A 65ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza entrega hoje o Leão de Ouro pela carreira ao cineasta Ermanno Olmi, autor da obra-prima "A Árvore dos Tamancos", que está completando 30 anos. Olmi, bergamasco nascido em 1931, também dirigiu "A Lenda do Santo Beberrão", com Rutger Hauer, tendo iniciado sua filmografia em 53. Sua mais recente obra é de 2007: "Centochiodi".

No Lido festejam também a boa acolhida o diretor Júlio Bressane, Rosa Dias (co-roteirista) e Alessandra Negrini ao filme "A Erva do Rato", exibido esta semana na seção "Horizontes". O roteiro baseia-se em dois contos de Machado de Assis.

O festival termina este fim de semana.

Coleção Farnesina em despedida

Nos últimos dias da Mostra Coleção Farnesina no MASP a fila dos finais de semana deve dobrar ou muito mais que isso, pelo que se viu até agora. A previsão é que a exposição se encerre no próximo dia 14 com grande número de visitantes.
A exposição reúne pinturas, esculturas, mosaicos e instalações que marcaram a produção artística italiana da segunda metade do século 20. Do informalismo, com obras de Lucio Fontana, pai do movimento minimalista na Itália e Alberto Burri, percorrem-se os períodos de abstração, figuração, os anos 60 com a pop art e os 70 com a arte conceitual, até chegar à vídeo-arte. Michelangelo Pistoletto, os irmãos Pomodoro, Mimmo Paladino, Francesco Clemente, Piero Manzoni, Sandro Chia e Oliviero Rainaldi, entre outros, estão representados na Coleção.
O horário do MASP é das 11h às 18h, com entrada gratuita às terças-feiras.

Emigração é tema de lançamento em DVD








A família Mancuso deixa a Sicília para se aventurar nas terras da América no início do século 20. História conhecida e sempre diferente, desta vez com o aval de Martin Scorsese e dirigida por Emanuele Crialese – do premiado “Respiro” (2002) -, o belo “Novo Mundo” (Nuovomondo) enfoca os sonhos e dificuldades pelos quais se moveram os Mancuso da península aos Estados Unidos. Na sorte da família não faltaram paixão e solidariedade, essenciais para o arriscado desembarque na nova terra e uma narrativa de sucesso.
Vencedor do Leão de Prata de Veneza em 2006 e do European Film Awards pela direção, traz no elenco Charlotte Gainsburg, filha do famoso compositor francês Serge Gainsburg, Vincenzo Amato, Aurora Quattrocchi, Francesco Casisa e Filippo Pucillo.

À venda na http://www.livrariacultura.com.br/. Preço: R$ 29,90 (4/9/2008)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Semana Pirelli de Cinema começa dia 19

A “4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano – Especial Cinema de Arte” – projeto Cinema Brasil/Itália 2008 - será aberta em 18 de setembro, no Cinemark do Shopping Iguatemi, para convidados. Em parceria com a Câmara Italiana de Comércio de São Paulo, o evento terá duas etapas: a primeira que é a própria semana de Cinema Contemporâneo, e a segunda em Roma, por ocasião do Festival de Cinema daquela Cidade, de 22 a 31 de outubro. Imperdível. O cinéfilo que tiver a sorte de comparecer às duas fases sairá certamente pleno de satisfação; em São Paulo, com o plus de encontrar ao acaso, de passagem, a atriz Ornella Muti, musa ativa das telas, que integra a delegação italiana presente ao festival.

Não poderia faltar: está na programação uma retrospectiva de obras de diretores italianos que compõem a História da cinematografia. Este promete ser um final de ano olímpico para o intercâmbio cultural e as co-produções entre Itália e Brasil.

No coquetel de abertura da Semana Pirelli de Cinema confirmaram presença Wilson Feitosa, presidente da Europa Filmes, Christiane Torloni, Roberto Civita, da Editora Abril, e Paulo Skaf, da FIESP, entre outras sumidades do meio e da política.

A Semana Pirelli de Cinema Italiano acontece de 19 a 25 de setembro. Exibirá sete novas produções cinematográficas da península diariamente no Cinemark do Shopping Iguatemi, e 13 sucessos do Cinema Político italiano no HSBC Belas Artes e no Cinemark do Cidade Jardim.

Francesca Alderisi a San Paolo

O Circolo Italiano di San Paolo informa que a jornalista e apresentadora Francesca Alderisi (ex-"Sportello Italia" - RAI) irá se encontrar com a comunidade italiana de São Paulo dia 12 de setembro, a partir das 18 horas. O endereço é Av. São Luís, 50 - 1º andar - Salão das Colunas.

The Puccini International Award para Sergio Casoy

Sergio Casoy recebeu o The Puccini International Award, concedido pelo Ministro das Relações Internacionais da Região Toscana, em associação com a Fondazione Festival Pucciniano, por ocasião dos 150 anos do nascimento do compositor Giacomo Puccini. O prêmio foi entregue pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, durante o concerto lírico em homenagem a Puccini, no Theatro Municipal de São Paulo, em 24 de agosto. A diretora do instituto, Luigina Peddi, convidou o maestro Jamil Maluf para fazer a entrega do prêmio.

A homenagem é conferida a personalidades que se destacaram na difusão das obras de Puccini e da ópera italiana. Em toda a América do Sul, o único prêmio concedido foi este, em São Paulo, entregue ao Professor Sergio Casoy.