sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Le Assurd reaviva tradição italiana em dois shows


A Oitava Semana da Língua Italiana no Mundo, dedicada ao tema “O italiano e a praça” apresenta neste sábado, 25 de outubro, o espetáculo do grupo folclórico italiano de dança e música "Le Assurd", no Teatro Eva Wilma(700 lugares, já esgotados), Tatuapé, às 16h.

A apresentação tem o patrocínio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e da FECIBESP (Federação das Entidades Culturais Ítalo-Brasileiras do Estado de São Paulo), com o apoio do Instituto Italiano de Cultura - São Paulo.

O endereço do teatro é Rua Antônio de Lucena, 146. É obrigatória a apresentação do convite na entrada do teatro. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com antecedência na sede da Fecibesp, à Av. Ipiranga, 344 - 2º andar conjunto 21C, estação República do metrô - Centro (mais informações pelo telefone: 11-3259-6272).

No domingo, dia 26, segundo turno das eleições municipais, das 10h às 14h, no Parque Esportivo do Trabalhador - CERET (Rua Canuto de Abreu s/nº - fone: 2671-8788), também no Tatuapé, serão premiados os vencedores do II Concurso de Redação e Desenho da Fecibesp.

Às 11h, haverá apresentação do grupo folclórico ítalo-brasileiro Bella Italia e às 13h, o "Le Assurd" encerra a programação com outro show inédito aberto ao público.

Conhecido internacionalmente, o Le Assurd, composto por quatro mulheres e criado em 1993, revitaliza as tradicionais canções e danças do sul da Itália (http://www.assurd.com/).

Conferência ítalo-brasileira no Memorial do Imigrante

Amanhã, dia 25, a partir das 9h, o Memorial do Imigrante de São Paulo vai abrigar a Primeira Conferência de Jovens Ítalo-Brasileiros, organizada pela Comissão Jovem do Comites (Comitê dos Italianos no Exterior) .

O encontro pretende preparar um documento oficial para o Congresso Mundial de Jovens Italianos Residentes no Exterior, que acontece em dezembro, em Roma.

A escolha do Memorial como sede da conferência foi estratégica, visando fortalecer os vínculos com a Itália e propiciar a oportunidade a quem participará do encontro - principalmente do interior paulista e de Estados como Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia - de conhecer a instituição.

Além dos 82 inscritos, estarão presentes na conferência o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, o Cônsul de São Paulo, Marco Marsilli, o deputado Fabio Porta, o conselheiro do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) Antonio Laspro, a presidente do Comites, Rita Blasioli Costa e demais líderes e representantes das instituições italianas na circunscrição de São Paulo.

A programação deste sábado será dividida em duas etapas, a primeira com discurso das autoridades e apresentação de projetos. A segunda será voltada a trabalhos em grupos, a partir de temas pré-definidos pela comissão organizadora: "Cultura e língua italiana", "Direitos e deveres do cidadão italiano", "Associativismo" e "O que podem oferecer os profissionais brasileiros à Itália".

O endereço do Memorial do Imigrante é Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Moóca, próximo à estação do Metrô Bresser (linha vermelha/leste-oeste). Na internet: www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Alemanha condenada por massacre na Itália

O Tribunal de Cassação (última instância da Justiça italiana) condenou a Alemanha na terça-feira (21/10) a pagar 1 milhão de euros aos familiares de 203 pessoas assassinadas pela tropa de ocupação nazista em Civitella (província de Arezzo, Toscana), na Itália, em junho de 1944. Os juízes ratificaram assim um veredicto pronunciado no ano passado, contra o qual a Alemanha havia recorrido.

Augusto Dossena, advogado que representa a Alemanha, assegurou que o Estado alemão "não pagará absolutamente nada", porque "não vai reconhecer uma sentença que nega a imunidade jurisdicional que lhe foi reconhecida por outros Estados que também apresentaram queixas contra ex-militares nazistas".

Dossena argumentou que as indenizações pelos crimes cometidos durante a ocupação nazista estão cobertas em acordos assinados pelos dois países em 1947 e 1961.

É a primeira vez que o Tribunal de Cassação condena a Alemanha por responsabilidade civil, um precedente que, segundo Dossena, abre as portas a milhares de processos relativos às vítimas do nazismo na Itália. (Deutsche Welle)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ópera Gianni Schicchi no Theatro São Pedro


Estréia quinta-feira, 23 de outubro, a ópera cômica Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini (22/12/1858 - 29/11/1924), no Theatro São Pedro, em comemoração aos 150 anos de nascimento do compositor italiano em Lucca, região da Toscana.

O barítono argentino Luis Gaeta interpreta o protagonista, dividindo o palco cênico com o brasileiro Rodolfo Giugliani. Completam o elenco a soprano Edna D´Oliveira, como Lauretta e o tenor Paulo Mandarino interpretando Rinuccio.

Gianni Schicchi foi inimigo de Dante Alighieri, que o colocou no Inferno em sua Divina Commedia. O fiorentino teria falsificado o testamento de um parente da esposa de Dante.
Segundo o especialista em Puccini Sergio Casoy, "a comédia Gianni Schicchi pertence ao Trittico, um conjunto de três óperas em um ato concebidas pelo autor para serem apresentadas em seqüência. Schicchi é precedida pela tragédia Il Tabarro (O Capote) e pelo drama Suor Angelica".

A direção cênica e cenários são de William Pereira; direção artística e regência de Emiliano Patarra, à frente da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, e direção geral de Paulo Abrão Esper, da Cia. Ópera São Paulo.

A montagem terá cinco apresentações, nos dias 23, 24 e 28 de outubro, às 20h30, e dias 25 e 26, às 17h. Os ingressos custam 10 e 20 reais. O endereço do Theatro São Pedro é Rua Barra Funda, 171, São Paulo. Tel: (11) 3667-0499.
Na foto, Edna D'Oliveira (divulgação).