O Tribunal de Cassação (última instância da Justiça italiana) condenou a Alemanha na terça-feira (21/10) a pagar 1 milhão de euros aos familiares de 203 pessoas assassinadas pela tropa de ocupação nazista em Civitella (província de Arezzo, Toscana), na Itália, em junho de 1944. Os juízes ratificaram assim um veredicto pronunciado no ano passado, contra o qual a Alemanha havia recorrido.
Augusto Dossena, advogado que representa a Alemanha, assegurou que o Estado alemão "não pagará absolutamente nada", porque "não vai reconhecer uma sentença que nega a imunidade jurisdicional que lhe foi reconhecida por outros Estados que também apresentaram queixas contra ex-militares nazistas".
Dossena argumentou que as indenizações pelos crimes cometidos durante a ocupação nazista estão cobertas em acordos assinados pelos dois países em 1947 e 1961.
É a primeira vez que o Tribunal de Cassação condena a Alemanha por responsabilidade civil, um precedente que, segundo Dossena, abre as portas a milhares de processos relativos às vítimas do nazismo na Itália. (Deutsche Welle)
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário