sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Conferência ítalo-brasileira no Memorial do Imigrante

Amanhã, dia 25, a partir das 9h, o Memorial do Imigrante de São Paulo vai abrigar a Primeira Conferência de Jovens Ítalo-Brasileiros, organizada pela Comissão Jovem do Comites (Comitê dos Italianos no Exterior) .

O encontro pretende preparar um documento oficial para o Congresso Mundial de Jovens Italianos Residentes no Exterior, que acontece em dezembro, em Roma.

A escolha do Memorial como sede da conferência foi estratégica, visando fortalecer os vínculos com a Itália e propiciar a oportunidade a quem participará do encontro - principalmente do interior paulista e de Estados como Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia - de conhecer a instituição.

Além dos 82 inscritos, estarão presentes na conferência o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, o Cônsul de São Paulo, Marco Marsilli, o deputado Fabio Porta, o conselheiro do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) Antonio Laspro, a presidente do Comites, Rita Blasioli Costa e demais líderes e representantes das instituições italianas na circunscrição de São Paulo.

A programação deste sábado será dividida em duas etapas, a primeira com discurso das autoridades e apresentação de projetos. A segunda será voltada a trabalhos em grupos, a partir de temas pré-definidos pela comissão organizadora: "Cultura e língua italiana", "Direitos e deveres do cidadão italiano", "Associativismo" e "O que podem oferecer os profissionais brasileiros à Itália".

O endereço do Memorial do Imigrante é Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Moóca, próximo à estação do Metrô Bresser (linha vermelha/leste-oeste). Na internet: www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Nenhum comentário: