sábado, 4 de outubro de 2008

Presidente italiano alerta contra racismo

Em visita oficial do Papa Bento XVI neste sábado à sede da presidência da República Italiana, o Palácio Quirinale, em Roma, o presidente Giorgio Napolitano tocou em um dos temas mais polêmicos no país atualmente; a imigração.

Napolitano advertiu sobre os perigos do racismo na Itália. Dirigindo-se ao Papa, declarou que é preciso guiar-se "pelo respeito à dignidade humana em todas as suas formas e lugares", segundo o Corriere della Sera.

Prosseguiu Giorgio Napolitano: "isso implica a consciência e a prática da solidariedade, as quais não podem permanecer estranhas mesmo diante das questões mais complexas, como as das migrações em direção à Europa, as responsabilidades e as escolhas dos governos".

O chefe de Estado acrescentou que dessa postura deve derivar a "superação do racismo".

Napolitano lembrou que, em recente discurso em Castel Gandolfo - pequena cidade onde está localizada a residência de verão do Sumo Pontífice - Bento XVI chamou a atenção sobre o reaparecimento, "em diversos países, de novas manifestações preocupantes" de preconceito racial.

No encontro, o Papa ressaltou ainda que a liberdade é fundamental para todas as religiões. "Para cumprir sua missão, a igreja deve em qualquer lugar e sempre usufruir o direito de liberdade religiosa, considerado em toda sua amplitude", declarou.
Esta semana, o jornal do Vaticano "Osservatore Romano" publicou editorial criticando o novo pacto anti-imigração sancionado pelos 27 países da União Européia.
Foto: La Stampa

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Acli abre congresso em São Paulo segunda-feira

Será aberto em São Paulo na próxima segunda-feira, 6 de outubro, o Congresso Nacional das Associações Cristãs dos Trabalhadores Italianos - Acli (na sigla em italiano), que vai encaminhar a eleição do presidente e de novos órgãos dirigentes.

Os trabalhos serão abertos às 9h30m pelo atual presidente, Giacomo Guarnera, na sede nacional da Acli, na Avenida Ipiranga, 318, centro da capital. A assembléia será presidida pelo responsável da rede mundial da associação, Michele Consiglio, vice-presidente das Acli italianas.
O encerramento será comandado pelo presidente das Acli italianas e internacionais (FAI, Federação das Acli Internacionais), Andrea Olivero.

Estão previstas as participações do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Marco Marsilli e do conselheiro do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior), Claudio Pieroni, do secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Flávio Célio Goldman, do Padre Alfredo Lima, da Arquidiocese de São Paulo, entre outras lideranças.

A coordenação ficará a cargo do ex-senador Edoardo Pollastri, vice-presidente das Acli no Brasil e presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, segundo a agência News Italia Press.

Na terça-feira, 7 de outubro, a delegação das Acli italianas será recebida pelo cônsul Marco Marsilli e pelo bispo-auxiliar de São Paulo, Tarcisio Scaramussa. Haverá ainda uma encontro com representantes da Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, para discutir um projeto de pesquisa sobre a imigração italiana na cidade paulista.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Consulado anula pedidos feitos por despachantes

O Consulado Geral da Itália em São Paulo cancelou todas as solicitações de agendamento para legalização de documentos feitas por agências e despachantes. O aviso publicado no site da instituição reitera que cada pedido se refere apenas a uma pessoa, não inclui familiares.

Adverte ainda que são inválidas as afirmações de "'consultores' que dizem ter acesso privilegiado" aos serviços do Consulado, e "proíbe a qualquer 'despachante' (prestador de serviços) a divulgação de que tenha privilégios em relação aos demais usuários".

Os interessados devem acessar o site http://www.conssanpaolo.esteri.it/ e efetuar individualmente os pedidos das próprias legalizações para reconhecimento da cidadania italiana, informando os dados requeridos no link "agendar atendimento" da seção de Serviços ao Usuário.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Michelangelo no MuBE

A exposição "Michelangelo em Contexto" será aberta na data das eleições municipais, próximo domingo, 5 de outubro, no MuBE, Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo.

As 25 peças trazidas da Gipsoteca do Instituto Estatal de Arte de Florença são estátuas, bustos e relevos em gesso, que retratam a escultura clássica e a produção de Michelangelo, ilustrando a evolução artística antes e depois do mestre.

Dois desenhos originais da Casa Buonarroti de Florença também serão expostos, de acordo com o Instituto Italiano de Cultura em São Paulo. Complementam a exposição painéis cenográficos de Aurelio Amendola, que inspiram ao visitante a aura dos estudos de nus desenhados pelo ícone do Renascimento.

O público poderá visitar a mostra até 30 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com ingresso a R$ 10,00. A curadoria é dos arquitetos Eugenio Martera e Patrizia Pietrogrande.
O endereço do Museu Brasileiro da Escultura é Avenida Europa, 218, Jardim Europa. (http://www.mube.art.br/)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Partigiani: filme de Spike Lee causa reações


"O fato que filmes como esse suscitem polêmicas, abram discussões é sem dúvida positivo: partindo de um belíssimo romance de James McBride, tentamos oferecer uma hipótese em torno de um episódio histórico: o massacre de 560 inocentes pelas mãos dos nazistas em Sant'Anna de Stazzema em 12 de agosto de 1944". Assim Spike Lee apresenta seu "Milagre em Sant'Anna" (em tradução literal, ainda sem título em português), nos cinemas italianos a partir de 3 de outubro, próxima sexta-feira.

O diretor se esquiva das discussões geradas na Itália por conta da tese de traição, por parte de um "partigiano" (italiano antifascista partidário dos Aliados), como causadora do extermínio na Toscana em 1944: "há tantas questões ainda abertas e este é um entre os capítulos da história italiana ainda não esclarecidos. Durante a Segunda Guerra Mundial os partigiani italianos, assim como os franceses, não eram sempre bem vistos pelos próprios patrícios, porque após suas ações se escondiam entre as montanhas, deixando os civis à mercê de eventuais represálias dos nazistas", disse Spike Lee.

Centrado na história de quatro soldados afro-americanos da 92ª Divisão "Buffalo Soldiers", inteiramente composta por militares negros que ficam presos em uma pequena cidade da Toscana além das linhas inimigas, o filme é baseado no livro homônimo de James McBride. Ele é também responsável pela cenografia, em colaboração com Francesco Bruni. "Mesmo tratando-se em muitos aspectos de uma história ficcional - confirma o próprio autor - decidi escrever o romance após ter visitado Sant'Anna: depois 50 anos daquele massacre ninguém falava disso e senti a necessidade de contar às pessoas o que aconteceu lá".

"Não é um livro de História, mesmo porque não bastariam 500 para entender o que foi na realidade a guerra na Itália, onde irmãos combatiam contra irmãos, os pais contra os filhos. Desculpo-me por talvez ter tocado a sensibilidade dos partigiani, também porque como afro-americanos sabemos o que quer dizer ler e ver obras que falam de você escritas ou realizadas por outros, mas se um filme do gênero provoca uma discussão, quer dizer que atingimos nosso principal objetivo", declarou Mc Bride à agência AdnKronos.

O longa é interpretado por Laz Alonso, Omar Benson Miller, Derek Luke e Michael Ealy, os quatro soldados da 92ª Divisão, e pelos atores italianos Valentina Cervi, Omero Antonutti, Sergio Albelli, Lydia Biondi, Luigi Lo Cascio e Pierfrancesco Favino, no papel do partigiano Peppi e o pequeno Matteo Sciabordi, no papel de Angelo, a criança em torno da qual gira toda a história.
De imediato, as reações na Itália se mostram candentes: desde exigência de pedidos de desculpas pelo filme a protestos. O vice-presidente da seção de Pietrasanta da ANPI (Associação Nacional dos Partigianos da Itália), Giovanni Cipollini, avisou que haverá distribuição de folhetos contra a obra na antevéspera da estréia, por suas "mentiras históricas e pela ofensa dirigida à Resistência".
Spike Lee já respondeu que, como cineasta, não pedirá desculpas .

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Frattini confirma libertação de reféns

O Ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, confirmou hoje durante missão em Belgrado, na Sérvia, a libertação dos cinco italianos seqüestrados no Egito em 19 de setembro com outro grupo de turistas - cinco alemães e uma romena - e oito guias egípcios.

O chanceler declarou que os italianos estão bem e que a libertação dos reféns "é o resultado de uma colaboração internacional da qual participaram homens da inteligência e de grupos especiais das Forças Armadas italianas".

Frattini ressaltou que se chegou ao objetivo graças a "ações que ainda não podem ser detalhadas, executadas em conjunto com as autoridades egípcias, sudanesas e líbias no decorrer do cativeiro em seus territórios", divulgou o Ministério das Relações Exteriores italiano.

UE quer explicação sobre gastos com futebol

A região da Calábria, no sul da Itália, deverá explicar a Bruxelas por que investiu recursos da União Européia em futebol.

A Comissão Européia deu prazo de cinco dias para que a Calábria esclareça qual o motivo do investimento de 1,8 milhão de euros dos fundos recebidos da UE em patrocínio à seleção italiana de futebol.

As autoridades locais terão que justificar por que dos 6 milhões de euros que supostamente seriam investidos no desenvolvimento da região como um destino turístico, quase um terço foi parar nas contas da Azzurra.

As regiões que necessitam de auxílio financeiro de Bruxelas têm grande liberdade para decidir como aplicar a verba, "mas nós não chegamos com uma mala cheia de dinheiro do contribuinte europeu e dizemos: aqui está, divirtam-se", disse Dennis Abbott, porta-voz da comissária de Política Regional da UE, Danuta Hübner, segundo a rede Deutsche Welle.

De acordo com Abbott, os planos da Calábria para a aplicação dos recursos europeus passarão por uma criteriosa auditoria, e caso os auditores julguem que os investimentos não são justificáveis, a região terá que devolver o dinheiro.
A UE também criticou a decisão da Calábria de gastar 500 mil euros das verbas de Bruxelas para patrocinar uma campanha promocional que tem como astro o jogador calabrês Gennaro Gattuso, do AC Milan, um dos mais populares da seleção.

Gattuso afirmou que o dinheiro será encaminhado à Forza Ragazzi, entidade beneficente que constrói instalações esportivas. No entanto, "é possível que o investimento destinado à fundação administrada pelo jogador não esteja de acordo com as regras européias", indicou Abbott.
As autoridades responsáveis têm até hoje para apresentar as justificativas.