sábado, 18 de outubro de 2008

Cortes para italianos no exterior mobilizam lideranças

O deputado Fabio Porta, residente em São Paulo e eleito em abril pela cirscunscrição da América do Sul para a Câmara italiana, divulgou nota de alerta relativa aos cortes do Ministério das Relações Exteriores previstos para os italianos no exterior na lei orçamentária de 2009.

De acordo com o documento, tem aumentado muito o número de solicitações junto aos representantes de instituições italianas, dirigentes sindicais, patronatos e líderes de associações da comunidade no exterior, reivindicando "uma intervenção que faça frente às dramáticas situações conseqüentes dos cortes e da redução das reservas financeiras".

Porta afirma que "se os cortes são bombas-relógio que produzirão seus efeitos somente daqui a alguns meses, a redução das reservas já incide na pele dos nossos concidadãos porque, freqüentemente, referem-se a compromissos já assumidos".

- Da assistência, cuja necessidade para os nossos compatriotas não preciso nem recordar, às iniciativas dos Institutos de Cultura, é toda uma sucessão de fatos consumados que colocam os operadores contra a parede e os beneficiados em condição de dolorosa dificuldade. É uma verdadeira emergência, diante da qual não se pode calar ou, pior ainda, ficar inerte. O Governo e a maioria parlamentar não quiseram escutar as nossas observações e considerar nossa oposição e essas são as conseqüências - declara o parlamentar na nota.

Porta assinala que todos, principalmente os deputados eleitos no exterior, têm o dever de procurar soluções. "Juntos devemos retratar, a quem tem o poder de decidir, a insustentabilidade dessa situação, destinada a agravar-se".

Ele anunciou que pedirá uma convocação urgente do Comites (Comitê para os Italianos no Exterior) para chegar a um acordo quanto às providências a se tomar.

Os cortes previstos para a comunidade são da ordem de 50 milhões de euros, de acordo com o Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE). No meio do furacão da crise econômica internacional, a posição do governo tende a endurecer.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Bairro multiétnico em Roma é tema de filme

Dentro da programação da Oitava Semana da Língua Italiana no Mundo - de 20 a 26 de outubro - será exibido na próxima terça-feira (21/10) o docu-fiction "L'Orchestra di Piazza Vittorio" (2006), no auditório Guglielmo Raul Falzoni do Colégio Dante Alighieri, às 18h30m.

Sob direção de Agostino Ferrente, a produção foca "o bairro mais povoado por migrantes do mundo todo" na capital italiana. No multiétnico quartiere Piazza Vittorio misturam-se estilos de vida, tradições e religiões.

Um grupo de artistas e intelectuais italianos, liderado por Mario Tronco, tecladista do Avion Travel, decide salvar o velho cine-teatro Apollo, que seria transformado em bingo, e formar uma orquestra estável de músicos estrangeiros.

O endereço do Colégio Dante Alighieri é Alameda Jaú, 1061 - Jardins. Informações e reservas pelo telefone (11) 3179-4400, ramal 4115. O ingresso é gratuito.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Roma celebra Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação é comemorado hoje na Itália com uma série de iniciativas do Ministério para os Bens e Atividades Culturais intitulada este ano "A paisagem agrária".

O tema, para o Ministério da Cultura do país, é de interesse especial sob a ótica do desenvolvimento e independência alimentar dos países menos desenvolvidos.

Em Roma, a "Sala dello Stenditoio" do Complexo Monumental de San Michele a Ripa vai abrigar a mostra “Fazendas históricas do agro romano, ontem e hoje”. E a presidência do Conselho Provincial de Roma apresenta a exposição “O Mapa rural, estradas, aquedutos, torres e povoados dos Romanos aos nossos dias” , com curadoria da organização Italia Nostra.

À noite, a Sala dello Stenditoio será o palco da Bari Jazz Ensemble, dirigida por Marco Renzi, do Conservatório “N. Piccinni”, da capital pugliese. O evento será gratuito.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Saviano: preço da verdade é alto demais


O autor de "Gomorra", best-seller traduzido em 42 idiomas e adaptado ao cinema sob direção de Matteo Garrone, que igualmente vem obtendo enorme sucesso no mundo, vai deixar a Itália.

Roberto Saviano, 28 anos, declarou ao jornal La Repubblica que pretende ir embora da terra natal porque, "ao menos durante um tempo, não vejo nenhuma razão para me obstinar a viver como prisioneiro de mim mesmo, de meu livro, do meu sucesso".

Há dois anos sob escolta policial, o autor da obra que ajudou a iluminar as atividades criminais do clã dos Casalesi e da Camorra - máfia napolitana -, anunciou que quer "voltar a viver" e, para isso, deve sair da península.

"Pessoalmente me tornei alguém nada bonito, desconfiado além de qualquer racionalidade". Saviano explicou que decidiu exilar-se também por conta da solidão na qual é obrigado a viver.

- Nem sequer uma casa querem me alugar em Nápoles, tão logo sabem quem será o novo inquilino. E os amigos me disseram; agora chega, não agüentamos mais defender você e o teu maldito livro - revelou o autor.

Apesar de tudo, o escritor está ciente de que suas palavras deram início a uma mobilização comparável apenas à ação do governo italiano contra a Cosa Nostra, máfia siciliana. "Não pensei que apenas um livro pudesse provocar este terremoto".

Segundo informações de um agente da polícia judiciária divulgadas pelo diário La Nazione, o clã Casalesi teria um plano para assassinar Roberto Saviano até o Natal.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O melhor do Brasil na Itália


Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Caetano Veloso, Christiane Torloni e Fernanda Montenegro vão prestigiar o Brasil no Festival de Cinema de Roma, a partir de 22 de outubro.

O Brasil será o tema da seção especial “Occhio sul Mondo” que, querem os organizadores, funcionará como grande-angular sobre a arte brasileira, envolvendo cinema, música, fotografia e dança.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo e o ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior) também vão promover a viagem de uma delegação de produtores para participar do Business Street, rodada de encontros com distribuidores.

A abertura do festival, dia 22, será na eterna Piazza Navona, endereço da Embaixada Brasileira. Dezenas de artistas, músicos e bailarinos se exibirão em performances originais, dirigidos por Arto Lindsay com cenografia de Ernesto Neto.

Além dos astros, são convidados de honra do Festival - que prossegue até 31 de outubro - os maestros de cena: os cineastas Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, João Moreira Salles e Eduardo Coutinho têm participações confirmadas.

Na seção Focus será projetado "Estômago", de Marcos Jorge e outros dez filmes inéditos na Europa e no mercado internacional. "O signo da cidade", dirigido por Carlos Alberto Riccelli, "Os Desafinados", de Walter Lima Júnior, "Meu nome não é Johnny", de Mauro Lima, e "Coração Vagabundo", de Fernando Grostein Andrade, documentário sobre uma turnê mundial de Caetano, são produções incluídas na mostra.

A terceira edição do Festival de Cinema de Roma exibirá ainda, pela primeira vez na Itália, uma exposição de Pierre Verger (1902-1996). Serão expostos 70 instantâneos do etnólogo e fotógrafo franco-brasileiro radicado e apaixonado pela Bahia.

Na internet: http://www.romacinemafest.it/
Foto: Claudio Cammarota