quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Saviano: preço da verdade é alto demais


O autor de "Gomorra", best-seller traduzido em 42 idiomas e adaptado ao cinema sob direção de Matteo Garrone, que igualmente vem obtendo enorme sucesso no mundo, vai deixar a Itália.

Roberto Saviano, 28 anos, declarou ao jornal La Repubblica que pretende ir embora da terra natal porque, "ao menos durante um tempo, não vejo nenhuma razão para me obstinar a viver como prisioneiro de mim mesmo, de meu livro, do meu sucesso".

Há dois anos sob escolta policial, o autor da obra que ajudou a iluminar as atividades criminais do clã dos Casalesi e da Camorra - máfia napolitana -, anunciou que quer "voltar a viver" e, para isso, deve sair da península.

"Pessoalmente me tornei alguém nada bonito, desconfiado além de qualquer racionalidade". Saviano explicou que decidiu exilar-se também por conta da solidão na qual é obrigado a viver.

- Nem sequer uma casa querem me alugar em Nápoles, tão logo sabem quem será o novo inquilino. E os amigos me disseram; agora chega, não agüentamos mais defender você e o teu maldito livro - revelou o autor.

Apesar de tudo, o escritor está ciente de que suas palavras deram início a uma mobilização comparável apenas à ação do governo italiano contra a Cosa Nostra, máfia siciliana. "Não pensei que apenas um livro pudesse provocar este terremoto".

Segundo informações de um agente da polícia judiciária divulgadas pelo diário La Nazione, o clã Casalesi teria um plano para assassinar Roberto Saviano até o Natal.

Nenhum comentário: