sábado, 6 de junho de 2009

Último domingo da Festa dos Imigrantes


No próximo domingo, 28 de junho, se encerra a XIV Festa do Imigrante. Haverá exposições, shows e comidas típicas na antiga Hospedaria dos Imigrantes, hoje Memorial, na Mooca, que permitem conhecer um pouco da história dos milhões de pessoas que chegaram a São Paulo, vindas de mais de 30 nações, desde o final do século XIX.

Ao redor de 25 barracas de culinárias variadas estão montadas para a festa: alemã, italiana, israelense, húngara, búlgara, peruana, japonesa, portuguesa, entre outras. Quem quiser portar uma lembrança vai visitar sem dúvida a Feira de Artesanato, organizada pelas próprias comunidades.

Dentre várias apresentações de música e dança, estarão no palco grupos búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses, italianos e irlandeses.

A festa acontece das 10h às 17h. O Memorial do Imigrante fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto da estação Bresser do Metrô (Linha 3 - Vermelha). Telefone: (11) 2692.1866

A programação está disponível no site: http://www.memorialdoimigrante.org.br/

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Matteo Belli dá oficina teatral no TUSP


O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em parceria com o Teatro da Universidade de São Paulo - TUSP - e o Festival Internacional de Teatro de Londrina (Paraná) - FILO - apresenta na próxima segunda-feira, 8 de junho, o workshop do ator e diretor Matteo Belli, a partir das 20h.

Matteo Belli, nascido em Bologna em 1964, é também mímico, autor e diretor de cinema.

Desde 1992, como professor, ministra cursos e seminários de teatro. Participou de inúmeros programas de tv e rádio na RAI, de produções publicitárias e cinema independentes.

Como autor e ator cômico recebeu diversos prêmios, entre os quais o da crítica no "Premio Ugo Tognazzi, Città di Cremona", e o 1º Prêmio no Festival "La sera del dì di festa" em Trieste. Criou em 2001, com os colaboradores da Associação Cultural Ca' Rossa, o Centro Teatral para a Oralidade de Bologna, do qual é diretor artístico.

O endereço do TUSP é Rua Maria Antonia, 294. Mais informações pelo telefone (11) 3255 7182 ramal 42.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Museu da Emigração abre as portas em setembro




Nasce enfim, no monumental Complexo Vittoriano, em Roma, o Museu Nacional da Emigração, conforme anuncia o Ministério das Relações Exteriores da Itália.

De acordo com a Farnesina, o museu é a "representação, em chave de leitura de unidade nacional, das experiências de emigração ao longo de um século de História".

Hoje (01/06) a inauguração do Museu foi oficialmente anunciada em entrevista coletiva à imprensa, e, a partir de 25 de setembro, os espaços expositivos, dentro do Complexo Vittoriano, serão abertos ao público.

A instituição nasceu graças ao empenho do próprio Subsecretário para os Italianos no Exterior do Ministério, Alfredo Mantica - que visitou o Memorial do Imigrante em São Paulo no ano passado - e de outros departamentos relacionados da Farnesina.

O Museu da Emigração terá cinco seções: Percurso histórico de referência, que contém cinco unidades articuladas com documentários, música, testemunhos em áudio, fotografias, jornais e revistas de época, objetos característicos, entre outros.

O Percurso expositivo regional trata de conteúdos locais de acordo com aspectos sociais, antropológicos, históricos, políticos e econômicos.

Na Galeria da Emigração será possível ouvir testemunhos e ouvir músicas tradicionais dos emigrantes, assistir a projeções de documentários, fazendo uma verdadeira imersão na releitura das migrações do pós-guerra até nossos dias, por meio dos melhores filmes e livros produzidos nos últimos 50 anos.

Haverá ainda um portal na internet, que permitirá o envio de mensagens e posts temáticos, dando acesso a museus locais e regionais e a centros de pesquisa italianos, associações, banco de dados, além de museus e centros de pesquisa internacionais que se refiram à emigração italiana.

Também, segundo a Farnesina, o Museu abrirá espaço para a instalação de mostras temporárias de aprofundamento geográfico e temático, e eventos promovidos pelas diversas regiões italianas.