quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Prisões e agressões entre estudantes em Roma


Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e duas foram presas após os confrontos ocorridos hoje na Praça Navona, em Roma, entre estudantes de direita e de esquerda, segundo o serviço público de saúde italiano.

Entre eles, três estudantes foram atingidos na cabeça e um agente sofreu contusões. Os feridos foram atendidos no hospital romano de Santo Spirito.

A confusão começou com uma agressão isolada dos estudantes de direita que queriam a liderança do movimento. Depois houve brigas entre estudantes de extrema-direita e de esquerda, com mesas sendo atiradas na praça Navona, a poucos metros do Palazzo Madama - sede do Senado - onde os parlamentares ratificaram a aprovação pela Câmara da reforma do sistema de ensino italiano, apelidada de "lei Gelmini", em referência à ministra da Educação, Mariastella Gelmini.

O decreto-lei é considerado retrógrado por muitos e vem causando enorme polêmica, divisões e manifestações nas escolas. Uma das medidas prevê o retorno das aulas de educação cívica, e outra, a criação de classes exclusivas para imigrantes, chamadas de "classes de inserção".

O tumulto assustou turistas e o comércio fechou imediatamente as portas. O conflito se exacerbou com a chegada de uma passeata de universitários. Instantes antes, houve momentos de tensão porque agentes de segurança haviam montado uma barreira. A polícia interveio para separar as duas facções estudantis, que se atacaram com mesas e cadeiras de bares. (ANSA/Corriere della Sera)

Foto: Benvegnù-Gautioli-lannutti

Nenhum comentário: