quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Semana da Língua Italiana em São Paulo

Entre 20 e 26 de outubro, a Direção Geral para os Italianos no Exterior (DGIT) vai organizar eventos culturais para as grandes comunidades italianas, durante a "VIII Semana da Língua Italiana no Mundo", promovida pela Direção Geral para as Atividades Culturais da Farnesina, sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália, em Roma.

São Paulo está incluída na seção “Arte na Praça”, que prevê um concerto de música popular feminina com o grupo “Assurd”, dirigido por Cristina Vetrone. O repertório, especial, é de "tammurriate" (cantos e danças tradicionais da Campânia), "pizziche" (ligadas ao fenômeno do tarantismo na Puglia), tarantelas e serenatas.

Na América do Sul, o espetáculo será apresentado ainda em Montevidéu, São José, Córdoba, Mendoza e Mar del Plata, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Os eventos organizados pelo DGIT giram em torno da praça, desde sempre base estratégica das identidades italiana e européia, com funções diversas: social, estética, religiosa, comercial, lúdica.

O projeto, denominado "A praça: antigas e novas formas de socialização", é subdividido em dois itinerários, articulados sobre dois temas fundamentais ligados ao local: "História e Identidade da Praça Italiana" e "Arte na Praça".

No primeiro itinerário se inscreve a mostra "Praça e Praças", do famoso fotógrafo italiano Pepi Merisio, que ilustra a ágora italiana como local sócio-cultural e elemento urbano, através de 40 fotos realizadas desde os anos 60 até hoje, que serão expostas em Scutari, na Albânia, e em St. Gallen, na Suíça.

Já na conferência-espetáculo "Le maschere, dai campielli di Venezia ai teatri d’Europa”, o Prof. Gino Spadon, docente de literatura francesa na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, refaz a viagem de Veneza à Europa dos “cômicos”, traçando um percurso ideal através da história do teatro de máscaras. Os atores dançam, cantam e mostram performances típicas da “Commedia dell’arte”. O evento será apresentado em Lausanne, Zurich e Graz.

Um comentário:

Anônimo disse...

ah, pelo visto minha irmã passou por aqui, já está entre seus blog amigos. bacana. eu sempre me fascinei com a semana da língua italiana. o que sempre me chamou a atenção é que há um tema e vários países fazem comemorações da língua italiana. seria muito interessante se outros idiomas e culturas tb comemorassem mundialmente suas culturas. compreender cada cultura nos faz menos preconceituosos e mais tolerantes. beijos, pedrita