São Paulo está incluída na seção “Arte na Praça”, que prevê um concerto de música popular feminina com o grupo “Assurd”, dirigido por Cristina Vetrone. O repertório, especial, é de "tammurriate" (cantos e danças tradicionais da Campânia), "pizziche" (ligadas ao fenômeno do tarantismo na Puglia), tarantelas e serenatas.
Na América do Sul, o espetáculo será apresentado ainda em Montevidéu, São José, Córdoba, Mendoza e Mar del Plata, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Os eventos organizados pelo DGIT giram em torno da praça, desde sempre base estratégica das identidades italiana e européia, com funções diversas: social, estética, religiosa, comercial, lúdica.
O projeto, denominado "A praça: antigas e novas formas de socialização", é subdividido em dois itinerários, articulados sobre dois temas fundamentais ligados ao local: "História e Identidade da Praça Italiana" e "Arte na Praça".
No primeiro itinerário se inscreve a mostra "Praça e Praças", do famoso fotógrafo italiano Pepi Merisio, que ilustra a ágora italiana como local sócio-cultural e elemento urbano, através de 40 fotos realizadas desde os anos 60 até hoje, que serão expostas em Scutari, na Albânia, e em St. Gallen, na Suíça.
Já na conferência-espetáculo "Le maschere, dai campielli di Venezia ai teatri d’Europa”, o Prof. Gino Spadon, docente de literatura francesa na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, refaz a viagem de Veneza à Europa dos “cômicos”, traçando um percurso ideal através da história do teatro de máscaras. Os atores dançam, cantam e mostram performances típicas da “Commedia dell’arte”. O evento será apresentado em Lausanne, Zurich e Graz.
Um comentário:
ah, pelo visto minha irmã passou por aqui, já está entre seus blog amigos. bacana. eu sempre me fascinei com a semana da língua italiana. o que sempre me chamou a atenção é que há um tema e vários países fazem comemorações da língua italiana. seria muito interessante se outros idiomas e culturas tb comemorassem mundialmente suas culturas. compreender cada cultura nos faz menos preconceituosos e mais tolerantes. beijos, pedrita
Postar um comentário