segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Força-tarefa para agilizar cidadanias

A reportagem publicada no sábado (20.9) na Folha de São Paulo a respeito da interminável fila para obter a cidadania italiana no Consulado Geral da Itália em São Paulo, informando que 380 mil pessoas estão à espera do reconhecimento, suscita a vigilância dos interessados para que os compromissos anunciados pela instituição sejam cumpridos. Como, por exemplo, de que o processo seja concluído "em semanas" diante da apresentação de todos os documentos requeridos, completos e traduzidos "em inteiro teor", conforme solicita o Consulado no site http://www.conssanpaolo.esteri.it/

De acordo com o deputado italiano eleito no exterior pela circunscrição da América do Sul, Fabio Porta, "nas próximas semanas estará em operação a força-tarefa que contará com um contigente de ao menos 30 pessoas" que vão trabalhar para agilizar os processos.

Com relação aos anos de espera de grande parte dos potenciais ítalo-brasileiros, declara Porta, "é difícil fazer previsões; o Vice-chanceler Alfredo Mantica nos assegurou quanto à efetiva utilização do pessoal da task-force para a solução em breve período do enorme atraso".

Em reunião no Consulado entre o Comites de São Paulo, representantes de patronatos, o conselheiro do CGIE, Antonio Laspro e o parlamentar, semana passada, o Cônsul Marco Marsilli confirmou a seleção de nove contratados locais, que vão se unir a quatro funcionários vindos da Itália e a 20 digitadores. A missão deles é dar andamento à documentação parada.

Um comentário:

Petro disse...

Que bom !
Será que ao invés de demorar 20 anos para chegar o final da fila, passará a demorar apenas 19 anos e meio ?
De qualquer forma, vamos torcer para essa força-tarefa funcionar efetivamente.