terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mantica critica cortes para italianos no exterior


O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica, qualificou na Suíça como "criminosos" os cortes aprovados no orçamento para a difusão da cultura italiana no mundo.

Na Suíça, setores da educação declararam que a redução põe em xeque o término do ano letivo. Mantica falou em Berna, sexta-feira passada, durante encontro com a comunidade italiana no país.

O subsecretário, com atribuições para os cidadãos italianos no exterior, considerou que os cortes de cerca 40 milhões de euros no orçamento de 2009 para as políticas destinadas à circunscrição exterior "são delituosos".

Na Suíça, em particular, o ajuste repercutirá no ensino do idioma italiano, que atinge 16 mil alunos do ensino fundamental e médio. Uma centena de manifestantes-residentes em Berna, Basiléia, Zurique, Genebra e no principado de Liechtenstein protestava em frente ao local do encontro, repetindo "vergonha, vergonha!" e agitando bandeiras italianas e cartazes.

Alfredo Mantica advertiu que os cortes envolvem todos os italianos, "residentes na Itália ou no exterior", pelo qual se comprometeu a articular "duas batalhas": uma para a constituição de um fundo de 40 milhões de euros e outra para conseguir uma "maior flexibilidade" na gestão do orçamento, que supere o teto imposto pelo Ministério das Finanças.

A idéia do fundo referido pelo vice-chanceler está contida em uma emenda da Lei do Orçamento, já declarada admissível pela Comissão de balanço da Câmara e apoiada por parlamentares de maioria e oposição. (ANSA)

Nenhum comentário: