segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O melhor do Brasil na Itália


Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Caetano Veloso, Christiane Torloni e Fernanda Montenegro vão prestigiar o Brasil no Festival de Cinema de Roma, a partir de 22 de outubro.

O Brasil será o tema da seção especial “Occhio sul Mondo” que, querem os organizadores, funcionará como grande-angular sobre a arte brasileira, envolvendo cinema, música, fotografia e dança.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo e o ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior) também vão promover a viagem de uma delegação de produtores para participar do Business Street, rodada de encontros com distribuidores.

A abertura do festival, dia 22, será na eterna Piazza Navona, endereço da Embaixada Brasileira. Dezenas de artistas, músicos e bailarinos se exibirão em performances originais, dirigidos por Arto Lindsay com cenografia de Ernesto Neto.

Além dos astros, são convidados de honra do Festival - que prossegue até 31 de outubro - os maestros de cena: os cineastas Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, João Moreira Salles e Eduardo Coutinho têm participações confirmadas.

Na seção Focus será projetado "Estômago", de Marcos Jorge e outros dez filmes inéditos na Europa e no mercado internacional. "O signo da cidade", dirigido por Carlos Alberto Riccelli, "Os Desafinados", de Walter Lima Júnior, "Meu nome não é Johnny", de Mauro Lima, e "Coração Vagabundo", de Fernando Grostein Andrade, documentário sobre uma turnê mundial de Caetano, são produções incluídas na mostra.

A terceira edição do Festival de Cinema de Roma exibirá ainda, pela primeira vez na Itália, uma exposição de Pierre Verger (1902-1996). Serão expostos 70 instantâneos do etnólogo e fotógrafo franco-brasileiro radicado e apaixonado pela Bahia.

Na internet: http://www.romacinemafest.it/
Foto: Claudio Cammarota

Um comentário:

Pedrita disse...

eu tenho muita vontade de ver estômago. beijos, pedrita